Bento Convention Bureau apresenta balanço nos sete anos de atuação

img_2337O Bento Convention Bureau (BCB) celebra em setembro sete anos de atividades. A entidade, criada em 2009 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do turismo de negócios e a captação de eventos, realizou um café da manhã com um balanço das ações para a imprensa local, no Hotel Laghetto Viverone, nesta quinta-feira, 15.

A presidente do BCB, Andréia Zucchi, destacou o desenvolvimento da entidade no período e o auxílio na promoção do turismo. Está sendo celebrado ainda recordes em quantidade de associados e adesão a room tax (taxa de turismo), mesmo em ano de retração de negócios econômicos. Para os próximos meses e ano o BCB ainda projeta o fortalecimento de sua estrutura de captação de eventos e a modernização da estrutura operacional.

“O Bento Convention Bureau é uma entidade que depende basicamente do nível de engajamento da iniciativa privada. Os hotéis que aderem a room tax, os empreendimentos em geral que acreditam na importância da entidade como promotora de um turismo que multiplica resultados, como é o caso do turismo corporativo, de eventos”, destacou a presidente.

Com 137 associados (número recorde desde sua fundação) o Bento Convention Bureau celebra também o crescimento expressivo nos valores de room tax, que são repassados por hotéis para a manutenção de promoção em turismo. Em relação a 2015 os repasses cresceram 16%. Os resultados do último ano repetem desempenho alcançado nos três anos anteriores.

Estimativas, apontam que, em 2015, Bento Gonçalves recebeu aproximadamente 1200 eventos com geração de movimentação turística. O número reúne pequenos, médios e grandes eventos que atraíram turistas para a capital brasileira do vinho e evidencia a importância desse segmento no turismo local, o que vem levando empreendimentos a investir no setor e a ampliação e construção de novos espaços para eventos.

O nítido desenvolvimento do setor também gerou investimentos importantes entre os empresários locais, com a construção e ampliação de espaços para eventos e investimentos em serviços para a área. Apenas entre associados do BCB são mais de 30 locais para eventos. O grupo ainda dispõe de serviços altamente qualificados de mídia e comunicação, gastronomia e
bebidas, transporte, portaria e atendimento em geral, som e luz, decoração, entre outros.

Esse movimento todo tem motivo claro, e ele é calculado em valores monetários. Segundo estimativas da Organização Mundial do Turismo (OMT), cada pessoa em turismo de eventos gasta cerca de R$ 400 por dia. Mesmo médio, o número evidencia o potencial econômico do setor.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *