MURAL RETRATA A EPOPEIA DOS IMIGRANTES ITALIANOS EM BENTO GONÇALVES E REGIÃO

A comunidade de Bento Gonçalves recebeu, na tarde do dia 18, o mural Saga Italiana, do artista plástico Dalcir Marcon. O painel, localizado na escadaria Getúlio Vargas, que une os bairros Centro e Cidade Alta evoca a saga da imigração italiana. O projeto, que foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura (Edital 2016/01), envolveu os muros ao pé da escadaria e o muro central, totalizando uma área de 94,8m². Participaram da atividade o vereador Eduardo Viríssimo, presidente do Fundo Municipal de CUltura Ivete Todeschini, secretários de Cultura, Evandro Soares, de Desenvolvimento Silvio Bertolini Pasin, do Meio Ambiente Barbara Zanatta e o jornalista Ademir Bacca

 

A parte superior do mural está dividida em 12 quadros: navio no Porto de Gênova, simbolizando o momento da partida; chegada dos imigrantes ao Brasil; ocupação dos lotes em Bento Gonçalves; agricultores lavrando a terra; produção agrícola da região; transporte da produção; a religiosidade dos imigrantes; o setor agroindustrial; o desenvolvimento econômico da região; alimentos: a mesa farta; as festividades e turismo. A parte inferior do mural retrata ambientes das casas dos agricultores.

 

Com poucas palavras, o artista Dalcir Marcon, que prefere expressar sua impressão através das obras agradeceu a oportunidade. “É um momento de comemorar e admirar o resultado desta obra, feita para comunidade”, disse.

 

Segundo o Secretário de Cultura, Evandro Soares, a obra representa a valorização da classe artística e da cultura Bento Gonçalves. “Esta pintura representa a capacidade artística e cultural da nossa comunidade. Ao mesmo tempo valoriza o trabalho e o talento do artista Dalcir Marcon e retrata a nossa cultura ao recontar a saga da colonização italiana”, destaca.

 

Em seu discurso o Prefeito Guilherme Pasin exaltou que as cores da obra do artista dão vida ao espaço frequentado diariamente por diversas pessoas. ” O colorido da obra enche de vida o espaço, que muitas vezes passa desapercebido aos olhos de quem está acostumado passar diariamente. A nossa cultura italiana agora está fixada nesta parede. Essa é a contribuição do Fundo Municipal de cultura, que estará abrilhantando dia e noite o olhar da nossa comunidade”, finaliza.

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *