Ação alusiva ao Outubro Rosa realiza 120 exames em Garibaldi

No último sábado (7), a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou exames citopatológicos e de mamografia, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Tamandaré, Central, São Francisco, Santa Terezinha, Fenachamp e Chácaras.

Ao todo, foram realizados mais de 120 exames. A ação teve por objetivo fortalecer a conscientização sobre a importância de prevenir o câncer de mama e colo de útero.

 

A importância da prevenção

Atualmente, sabe-se que existem vários fatores de risco associados ao desenvolvimento do câncer de mama, entre eles estão o histórico familiar, histórico reprodutivo, hábitos comportamentais e fatores ambientais.

O mais aconselhável é que todas as mulheres façam acompanhamento regular com um especialista para que este possa realizar o exame clínico e solicitar os exames de imagem quando recomendado e necessário.

É importante destacar que diversos hábitos comportamentais como a prática de exercícios, ter uma alimentação balanceada e saudável, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas também podem influenciar na prevenção.

 

Fotos: Divulgação/ SMS