Farmácia Solidária arrecada mais de 65 mil unidades de medicamentos em 2023

Farmácia Solidária arrecada mais de 65 mil unidades de medicamentos em 2023

Durante o ano, 57.900 unidades foram destinadas para a população.

 

Inaugurada em junho de 2022, a Farmácia Solidária é um projeto que tem por finalidade arrecadar medicamentos doados pela comunidade em geral e distribui-los para as pessoas que necessitam.

No ano passado, a Farmácia Solidária arrecadou mais de 65 mil unidades de medicamentos, Destes, 57.900 unidades foram dispensadas para a população do Município, sempre mediante receita médica. Atualmente, o espaço está contando com 130 tipos de remédios.

De acordo com a Lei Municipal, que regula o Projeto, fica a cargo da Secretaria Municipal de Saúde planejar, desenvolver e organizar as normas de coleta, triagem e dispensação dos medicamentos para a população.

A secretária da pasta, Clarisse Lagunaz, enfatiza que a população garibaldense abraçou o projeto. “Essa é uma iniciativa muito importante, pois é comum termos remédios em casa que acabam vencendo. Com a Farmácia Solidária, podemos auxiliar aqueles que, muitas vezes, não tem condições de adquirir os medicamentos para seu tratamento”, destaca.

Medicamentos aceitos:
A Secretaria da Saúde informa que os medicamentos, para serem doados devem se apresentar em bom estado, lacrados e identificados (lote e data de vencimento) e poderão ser entregues nos pontos de coleta disponíveis em todos os postos de saúde do Município e na Prefeitura.

Destaca-se ainda a importância de os medicamentos doados terem prazo de validade na data de doação. Remédios fora dessas especificações não serão aceitos.

Pontos de coleta:
– Centro Administrativo da Prefeitura de Garibaldi (rua Júlio de Castilhos, 254, Centro)
– Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

 

Foto: Divulgação/ SMS