Dia do Meio Ambiente é lembrado com atividades diversificadas

Dia do Meio Ambiente é lembrado com atividades diversificadasO Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi de reflexão em Garibaldi. A Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação, promoveu diferentes atividades alusivas à data, que iniciaram ainda no sábado, dia 3.

Cerca de 5 toneladas de resíduos eletrônicos foram entregues na segunda coleta do tipo realizada neste ano. Foram 112 televisores e monitores, além de itens diversos de informática e telefonia, geladeiras, micro-ondas, máquinas de lavar roupa e eletrodomésticos diversos. O material foi encaminhado para a empresa AMBE Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, que dará o destino ambientalmente correto, possibilitando a logística reversa dos eletrônicos. Na mesma ação, a SPA Bicho Feliz recolheu, aproximadamente, 300 litros de óleo de cozinha usado.

Na manhã da segunda-feira, dia 5, a programação foi iniciada com o lançamento do selo “Escola Amiga da Natureza”, na Fisul. O objetivo do projeto é estimular a consciência ambiental na comunidade escolar por meio das mais diversas atividades. As escolas que desenvolverem ações ambientalmente sustentáveis ao longo deste ano serão premiadas com o selo.

Na apresentação do selo, a secretária de Educação, Simone Rosanelli Chies destacou o poder de influência das crianças para as mudanças comportamentais em relação ao meio ambiente, graças ao trabalho desenvolvido nas salas de aula.

O secretário de Meio Ambiente, Arnaldo Seganfredo, lembrou outros trabalhos realizados com o mesmo intuito apenas em 2017, como o mutirão de recolhimento de lixo, recolhimento de embalagens de agrotóxicos e a Mostra Municipal Escolar.

Em seu pronunciamento, o prefeito Antonio Cettolin sugeriu às diretoras de escolas presentes que estimulem o plantio de flores nos canteiros das instituições de ensino pelos próprios alunos. “A criança dá importância e passa a gostar daquilo que coloca a mão para cultivar”, afirmou.

Mais de 1.000 estudantes de todos os níveis de ensino, de 14 instituições, puderam ter contato com a fauna marinha, com a exposição itinerante “O mundo aquático invade sua escola”, também na Fisul. A faculdade ainda foi palco de palestras com técnicos do Ibama.

Fonte e foto: PMG




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *