27º Congresso da MOVERGS é realizado em Bento Gonçalves.

Foi realizado nesta quinta-feira, 13, o 27º Congresso Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs). Com o tema “Transformação” o evento reuniu cerca de 500 participantes no Dall’Onder Grande Hotel. Participaram profissionais do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. O Prefeito Guilherme Pasin, o vice-prefeito Aido Bertuol, o Presidente da Câmara de Vereadores, Moises Scussel Neto e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin participaram da atividade.

Em seu pronunciamento o Presidente da MOVERGS, Volnei Benini falou sobre a importância do Congresso. “Desde 1989 o Congresso MOVERGS tem sido um importante espaço de debates para o setor moveleiro. Ele foi criado para possibilitar aos associados um momento de congraçamento e reflexão sobre o nosso setor, sobre o cenário político e econômico”, destaca.

 

O tema “Transformação” foi ressaltado na fala do Presidente da Associação Brasileiras das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL), Daniel Lutz. “É um tema que nos instiga refletir acerca dos inúmeros desafios a serem conquistados, quer no Brasil, quer no mercado Global, em que o alto nível de competitividade requer de nós uma atuação inovadora. Com espírito de integração, empreendedorismo e promoção do setor nos unimos com o setor para reconstrução do Brasil”, disse.

 

Para o Prefeito Guilherme Pasin “a participação de empreendedores em um processo de transformação se faz necessário. Apenas os abnegados, em um momento no qual a maioria reclama, têm a possibilidade de apresentar novos rumos”, salienta.

 

Palestras

O Economista, Marcelo Prado iniciou as palestras do evento falando sobre o “Mercado de Móveis no Brasil – Os Desafios da Retomada na Oferta e no Consumo”. Na ocasião destacou que em maio as exportações gaúchas de móveis cresceram 13,9%, e ressaltou que a estimativa é de uma queda em 2017 de 1,6% em volumes de produção no Brasil.

 

O cenário Internacional foi apresentado pelo Doutor em economia pela Universidade de São Paulo – USP e ex- economista chefe da Federação Brasileira de Bancos – Febraban, Roberto Luis Troster. “A indústria moveleira a caminho da Indústria 4.0” foi o tema da palestra do engenheiro alemão e especialista renomado na área de produção conectada.

 

O evento encerrou com o jornalista, cineasta e comentarista político da Rede Globo e da Rádio CBN, Arnaldo Jabor. Ele abordou temas variados, como política nacional e internacional e economia. Expondo de forma provocante as raízes do comportamento político brasileiro, Jabor destacou as constantes transformações do mundo contemporâneo e a importância do mercado globalizado para o Brasil.

 

 

Com informação da Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *