Notícias de Bento – 32ª Feira do Livro é aberta oficialmente.

Sob os acordes celtas e as apresentações de teatro e do Coral da Fundação Casa das Artes, Bento Gonçalves abriu as portas para o fantástico. A 32ª Feira do Livro iniciou no vespertino desta quarta-feira, no palco montado em frente à Prefeitura, na Via Del Vino, que contou com a presença dos secretários municipais, vereadores e representantes de entidades patrocinadora o evento.

 

A edição tem como patrono o escritor Christian David e como escritor homenageado escritor, quadrinista, ilustrador e caricaturista Ernani Cousandier.

 

Em seu pronunciamento, Cousandier expressou sua emoção. “É muito significativo em minha carreira, em minha trajetória, esta condecoração, pois é um olhar da própria comunidade e do Poder Público em relação ao meu trabalho”, destaca. Cousandier tem dois livros lançados: Menegatto – A Pedra da Lua e Nenhum Dia Sem um Traço. Ele também circula nas artes plásticas, gráficas e na música, integrando o grupo “Os bardos da Pangéia”.

 

O patrono Christian David ressaltou a importância do gênero dentro da Literatura Brasileira. “É um estilo literário pouco reconhecido e valorizado no Brasil, pois temos ótimos escritores que abordam o tema, e é por meio destes eventos que se difunde e se fomenta o acesso a esse gênero que possui uma rica biografia nacional”, afirma David.

 

Para o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “o conhecimento é libertador e o livro é o principal instrumento para nos instruirmos. O fomento a leitura deve ser desenvolvido a todo o momento. Devemos estimular as crianças para os hábitos da leitura desde cedo para que desenvolvam suas habilidades cognitivas, saiam da caixa, entendam e mudem o mundo. A Feira do Livro é um grande incentivador disso”.

 

Nos doze dias da Feira do Livro, 12 livreiros estarão comercializando livros diversificados com 15% de desconto, procurando atender a demanda crescente a cada edição do evento.

 

A 32ª Feira do Livro é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Fundação Casa das Artes, juntamente com o Sistema Fecomércio- RS/Sesc.

 

O evento tem como patrocinador master a Companhia Energética do Rio Grande do Sul (Ceran) e patrocínios das seguintes entidades e empresas: Banrisul, Concresul, Sicredi, Giordani Turismo, Anderle Transportes e Caixa Federal. Apoiadores: Curso de Design da Universidade de Caxias do Sul – Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Hotel Vinocap e 16ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

A solenidade foi traduzida em libras pela intérprete Stephanie Cruzetta.

 

Confira a programação completa por meio do link http://bit.ly/2hNARYf

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *