NOTÍCIAS DE BENTO – ESCOLA ALFREDO AVELINE É DESTAQUE EM PRÊMIO DE EDUCAÇÃO DO BRASIL

A Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline foi condecorada na 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil. A instituição inscreveu o projeto “Ler o mundo viver a vida”, coordenado pela professora Eliana Passarin, que desenvolveu nas aulas de Ensino Religioso, com uma turma do 3º ano do Ensino Médio.

A professora utilizou o documentário francês, Humano – Uma viagem pela vida, de Yann Arthus-Bertrand, lançado em 2015. O filme traz um mosaico de depoimentos de diversas culturas, onde seus protagonistas relatam sua condição individual ou coletiva. Nesta perspectiva, os testemunhos representam um questionamento sobre o que representa ser humano, qual é o seu papel na Terra, na evolução da humanidade e como lidam, diariamente, com as adversidades da vida.

O filme incentivou à professora e aos alunos a montar um estúdio caseiro, onde foram gravados os depoimentos dos próprios. No processo, também foi utilizado o livro de Mário Sérgio Cortella,Viver em paz para morrer em paz, onde o autor aborda as razões da existência por meio de perguntas como: Se você não existisse, que falta faria?

O trabalho possibilitou uma abertura única, corajosa e desafiadora. A partir do momento que aceitaram contar (um pouco) de suas histórias de vida, os alunos experimentaram valores como compreensão, tolerância, solidariedade, bem como, o exercício da alteridade, de estar no papel do outro.

A diretora da instituição, Marines Tumelero, enfatiza que “a gestão democrática implantada na escola dá asas aos professores e alunos. Assim, o projeto permitiu que os alunos e a professora conseguissem expressar seus sentimentos e plantar a semente da igualdade e do respeito, nos enxergamos como seres humanos que tem falhas, medos e angústias”.

O Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação, que, juntamente, com instituições parceiras, busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Assessoria de Comunicação Social




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *