Artigo do Sommelier Maiquel Vignattti – Sua Ceia de Natal com Vinhos e Espumantes.

Fim de ano chegando e com ele a correria de cada dia, certo? Mas quase sempre já sabemos o que fazer ou levar para a ceia de Natal, porém, muitas vezes ficamos perdidos com tanta variedade de vinhos e espumantes e como harmonizá-los com a ceia.

Para facilitar, deixo aqui algumas orientações simples para ajuda-los a escolher os melhores pares de comida e bebida para o Natal. Lembre-se que não importa quão certa ou diferente é a sua combinação, o importante é que todos tenham uma experiência prazerosa e que você faça escolhas que caibam no seu bolso.

Aperitivo:
Entreter seus convidados com algumas borbulhas: o bom dos espumantes, preferível os mais secos estilo brut, o Prosecco é ideal e combina com qualquer entrada! Bolinhos fritos, queijo brie com geléia, espetinho de tomate e muçarela, salmão defumado, canapés, brusquetas etc.
Com o calor do Brasil , é super refrescante e você deve servir na temperatura entre 6 a 8 graus.

Para começar:
O vinho branco é sempre um ótima pedida, pois tem uma boa acidez e combina com quase tudo. Escolha um Chardonnay, um Sauvignon Blanc ou um Riesling. Sirva entre 8 a 12 graus.

Principal:
Aves como codorna, ganso, chester, peru e frango são todos bem servidos com um vinho leve, baixo em taninos, da uva Pinot Noir ou até mesmo um Merlot de safra mais recente.
O tender por ter molho ou frutas em calda combina mais com um branco, podendo ser um Riesling ou um Chardonnay. Já o pernil assado pede um tinto Merlot mais estruturado.
O bacalhau é muito salgado. Pode ser servido com um Chardonnay ou com um vinho tinto jovem. Carnes grelhadas, assadas, recheadas ou com molhos combinam com a uva Cabernet Sauvignon que é muito versátil.

Sobremesa:
O espumante Moscatel é perfeito com panetone e sobremesas à base de frutas. Doces com frutos secos podem ser degustados com ele a vontade.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *