Notícias de Bento – Operação Vindima em Bento Gonçalves.

A Prefeitura lançou nesta segunda-feira, 4, em solenidade no Salão Nobre, a Operação Vindima 2018, ação conjunta de várias secretarias e órgãos públicos que visa garantir a trafegabilidade e o bom escoamento da safra da uva, e o assessoramento dos agricultores durante todo o processo da colheita, disponibilizando programas e atendimentos específicos aos produtores durante este período.

 

Na oportunidade, as Secretarias envolvidas apresentaram à comunidade os trabalhos que serão realizados nas áreas da saúde, mobilidade urbana, segurança, agricultura, turismo e meio ambiente. Além disso, a Prefeitura divulgou a relação dos recursos que serão empregados na recuperação de aproximadamente 900 quilômetros das estradas do interior. Somente na manutenção do maquinário e na aquisição de materiais, serão investidos cerca de R$ 255 mil. Em média foram adquiridas para a execução dos serviços, 4 mil toneladas de brita e 15 mil quilos de asfalto.

 

A Secretaria de Obras com apoio das Subprefeituras organizou uma força-tarefa com mais de 100 servidores públicos que irão trabalhar nos quatro distritos, atendendo as demandas solicitadas pelas comunidades, como roçadas, patrolamento, britagem, colocação de sinalização, entre outros.

 

Já a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, trabalhará na recuperação e manutenção das placas de sinalização, pintura e sinalização viária, revitalização e troca de lâmpadas, definição e marcação dos Itinerários para escoamento da safra, fiscalização do trânsito e orientação aos condutores, pedestres e turistas.

 

Para garantir segurança aos agricultores, a Secretaria competente estará orientando sobre os cuidados na contratação de temporários para a colheita, atenção quanto à segurança pessoal e ao recebimento de valores e idas às agências bancárias. Além disso, serão intensificadas as ações de policiamento preventivo na área rural e de Policiamento Comunitário nos Distritos.

 

Por sua vez, a Secretaria de Meio Ambiente efetuará um atendimento nas propriedades com orientações sobre o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, plantio de mudas, licenciamento ambiental e destinação correta dos resíduos. Efetuará, também, um Mutirão de Limpeza nas margens das principais vias de acesso ao Município, o recolhimento de materiais eletrônicos e vistorias em riachos.

 

Haverá também uma programação específica destinada ao enoturismo, uma vez que nesta época milhares de turistas chegam a Capital do Vinho para conhecer e participar das atividades ligadas à colheita da uva. A Secretaria de Turismo trabalhará na divulgação das rotas turísticas e na realização do Bento em Vindima, de 18 de janeiro a 18 de março.

 

A Secretaria de Agricultura ampliará os atendimentos aos produtores nos distritos e no Sindicato de Trabalhadores Rurais dando as orientações necessárias, promoverá visitas técnicas às propriedades e trabalhará no suporte do fornecimento do Talão do Produtor. Paralelo a isso, a pasta efetuará a perfuração de novos poços artesianos no Vale dos Vinhedos e a extensão de redes d’água em Tuiuty.

 

Por fim, a Secretaria de Saúde estenderá o atendimento no interior com 120 consultas a mais por mês, possibilitará às comunidades dos distritos um ciclo de palestras sobre Ergonomia no trabalho, prevenção do Câncer e animais peçonhentos, além do cadastro dos agricultores para distribuição de Filtro Solar. O setor de Vigilância Sanitária apoiará a ação, por meio da aplicação de um inseticida biológico – BTI nas propriedades.

 

Bento Gonçalves é um dos maiores produtores de uvas do país e possui o maior processamento da fruta no Estado. Neste ano 234,3 milhões de quilos devem ser entregues às 68 vinícolas do município. “Estamos intensificando o trabalho no interior para realização da safra. A operação Vindima irá cuidar desde a infraestrutura, segurança, saúde entre outras ações de extrema relevância para nosso agricultor. Estamos oferecendo o cuidado necessário para que tenhamos uma safra tranquila e com muita produtividade. Agora é somente trabalho e execução”, pontuou o prefeito Guilherme Pasin.

 

O evento contou com a presença do vice-prefeito, Aido Bertuol, presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto, procurador-geral do Município, Sidgrei Spassini e subprocurador Gustavo Schramm, subprefeitos, secretários municipais e adjuntos, vereadores Valdemir Marini e Sidinei da Silva, chefe do escritório da EMATER, Thompson Didoné, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cedenir Postal, e demais autoridades.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Franciele Gonçalves




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *