Vinícolas têm menos de um mês para inscrever amostras.

ABE alerta empresas a não perderem prazo para participar da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo.

As vinícolas de todo o país têm até o dia 19 de agosto para inscrever suas amostras na 30ª Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2022. O regulamento pode ser acessado pelo site www.anvinhos.com.br, onde também é disponibilizada a ficha de inscrição. Marcando 30 anos de história, o evento chega trazendo novidades alinhadas com um novo Brasil vitivinícola. Levando em consideração o surgimento de novas regiões produtoras, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) passa a aceitar vinhos elaborados a partir de colheita após junho de 2021, de vinícolas que estão fora da Região Sul e que têm em suas práticas a dupla poda ou colheita de inverno.

O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, chama a atenção das vinícolas para observarem o período das inscrições, não deixando para a última hora, a fim de evitar ficar de fora da Avaliação. “Sabemos que a rotina nas vinícolas é intensa, mas a Avaliação já faz parte do setor vitivinícola brasileiro, tendo íntima relação com a evolução qualitativa da produção nacional. A cada edição, adaptamos o regulamento sempre levando em conta as particularidades produtivas do nosso país. Agora, as vinícolas precisam fazer a sua parte”, destaca.

Considerado o maior momento do vinho brasileiro, a Avaliação Nacional de Vinhos retoma o evento presencial, mantendo a transmissão simultânea pelo canal da ABE no Youtube. Assim, o encontro híbrido conectará apreciadores de todos os estados brasileiros. Serão disponibilizados 600 ingressos para o público conferir de perto a representatividade da safra e 250 kits para quem prefere acompanhar a Avaliação de casa. “Chegamos à edição de número 30, preservando histórias, cultivando amizades, amadurecendo relações e, acima de tudo, celebrando a vida. Vai ser um grande encontro”, comemora Gasperin.

A coleta das amostras direto dos tanques ou das barricas em cada vinícola inicia dia 23 de agosto. Após, durante o mês de setembro, o corpo técnico degustará as amostras às cegas. O resultado será apresentado ao vivo no dia 5 de novembro. O público deverá aguardar a abertura da venda dos ingressos e dos kits, que deverá ocorrer durante o mês de setembro. A venda será através do site https://www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-publico/

Quem nunca participou da Avaliação pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=X7tshQ7iCTg e assistir a edição anterior.

Fotos: Jeferson Soldi