Avaliação Nacional de Vinhos 2023 consagra Alvarinho da Cooperativa Vinícola Garibaldi

Avaliação Nacional de Vinhos 2023 consagra Alvarinho da Cooperativa Vinícola Garibaldi

Vinho foi eleito o mais representativo da categoria Vinho Fino Branco Seco Não aromático

Aquela que é considerada a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo consagrou a excelência de um dos lançamentos da Cooperativa Vinícola Garibaldi neste ano. A Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2023 apontou um vinho da Variedade Alvarinho como o mais representativo da categoria Vinho Fino Branco Seco Não aromático. Isso significa que o rótulo está entre as 16 amostras eleitas para representar as diferentes categorias e serem degustadas pelo público. Durante a apresentação, Thiago Mendes, especialista em Vinhos, foi o comentarista do rótulo.

“Para nós, esse reconhecimento vem carregado de muito simbolismo, pois assinala que toda a trajetória construída nos mais de 92 anos da Cooperativa Vinícola Garibaldi está no caminho certo, da elaboração de rótulos de excelência e da oferta de produtos de qualidade, culminando uma série de cuidados e muito trabalho, que começa no vinhedo, com nossos associados, e chega até a mesa do consumidor”, destaca o presidente Oscar Ló.

Realizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), a 31ª edição da ANV contou com 503 amostras inscritas por 74 vinícolas de sete estados brasileiros. Destas, 157 foram reveladas representando os 30% de melhor pontuação. Além do Alvarinho, outros vinhos da Cooperativa Vinícola Garibaldi foram certificados como representativos da safra em suas categorias, o Vinho Riesling Itálico, Vinho base para espumante Chardonnay/Pinot Noir, Vinho Ancellotta e Vinho Tannat.

Palavra do enólogo

“Este Alvarinho se caracteriza por boa intensidade aromática e destaque para seu frescor e intensidade no paladar”. Como processo de amadurecimento, o vinho permaneceu em contato com carvalho por quatro meses. De coloração amarela palha, a bebida apresenta aromas de frutas maduras como damasco, pêssego e nectarina, com boa acidez e persistência em boca. Ideal para harmonizar com carnes brancas, como peixes e aves, além de frutos do mar e queijos de média maturação.

Ricardo Morari, enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi

Crédito: André Luiz Rech