Projeto do CIC-BG inicia cursos de iniciação profissional

Qualifica Bento é movimento para sanar gargalo da falta de mão de obra capacitada nas empresas.

O desafio a que se propôs o CIC-BG por meio do Qualifica Bento – de contribuir para sanar a falta de mão de obra capacitada para as empresas – registrou mais um importante avanço: o início do primeiro curso de iniciação profissional fomentado pelo projeto. A turma do curso de Tecnologias e Processos de Usinagem Convencional começou suas aulas na noite de 05 de setembro, com 13 alunos – e diferentes expectativas.

Turma do curso de Tecnologias e Processos de Usinagem Convencional. Crédito Exata Comunicação, Tiago Garziera

Daiane da Luz da Silva, que atua no setor de caldeiraria da Zegla há apenas seis meses, enxerga na oportunidade uma chance de evoluir na empresa. “Já perdi oportunidades por não ter o conhecimento que as empresas pedem. Na entrevista de emprego, falei da minha vontade de aprender e de crescer, e esse foi o meu diferencial. Hoje, a empresa está me dando essa oportunidade”, disse.

Para Augusto Radmann Martins, o curso simboliza um recomeço. “Estou aqui porque quero muito um emprego, voltar a trabalhar e fazer a minha vida”, disse ele, desempregado desde 2020. Martins chegou ao curso por meio do CIC-BG, depois de assistir à palestra de Emílio Finger na instituição, em julho, quando houve distribuição dos panfletos de inscrição para o Qualifica Bento. “A palestra me marcou porque ele tem uma história parecida com a minha em relação a deficiência física, e me deu inspiração. Estou vendo isso como uma oportunidade nova”, complementou.

Nas aulas, os alunos aprendem conteúdos relacionados a desenho técnico mecânico, metrologia, tecnologia dos materiais, entre outros. De acordo com o professor do curso, o instrutor de mecânica Rodrigo Garcia, a formação aproxima do aluno o conhecimento de máquinas como tornos, fresadoras e retíficas, proporcionando instruções para crescer na empresa. “A parte de desenho mecânico e metrologia é como se a gente aprendesse a ler e a escrever na escola. Então, dentro da indústria, quem não conhece LID e metrologia não conhece a linguagem metalúrgica. Estamos proporcionando o básico por onde a pessoa vai começar a galgar na carreira dela”, comentou o professor.

Empresas são as que mais ganham

A qualificação profissional beneficia, obviamente, o trabalhador – que tem mais e melhores oportunidades de evoluir na carreira. Mas as empresas são igualmente – ou até mais – favorecidas com esse projeto de capacitação: elas ganham em competitividade. “Vivemos uma realidade de falta de mão de obra especializada nas nossas organizações. Movimentos como esses não são apenas essenciais, mas também urgentes para nos mantermos relevantes no mercado, devolvendo às empresas a capacidade de produzir com mais qualidade e de inovar”, disse a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

O Qualifica Bento começou a ser desenvolvido em 2021, com uma pesquisa aplicada a mais de 200 indústrias a fim de identificar seus principais gargalos em mão de obra. Para combater o problema, 10 cursos foram estrategicamente montados para focar nas principais demandas das empresas, metade destinado à qualificação e outra metade à iniciação profissional. As empresas interessadas em investir na qualificação de seus funcionários através do Qualifica Bento podem contatar o CIC-BG pelo telefone 2105-1999 ou pelo portal www.qualificabento.com.br.