Bento – Secretaria de Saúde promove escolha da Madrinha da Amamentação.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno – GRAM, em parceria com a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, Gabinete da Primeira Dama e o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva – NUMESC, realiza de 1º a 7 de agosto a “Semana da Amamentação”, e também promove a 4ª edição da escolha da Madrinha da Amamentação de Bento Gonçalves.

A Seleção ocorre por meio de imagem fotográfica, realizada pela Fotos Pavan, parceira neste evento. Estas Imagens farão parte da confecção dos materiais de divulgação e publicidade relacionada à Semana Mundial da Amamentação comemorada em Bento Gonçalves, com o 5º Mamaço, o qual busca aumentar a prevalência do Aleitamento Materno Exclusivo e Complementado, divulgar a importância da amamentação, através da Linguagem Visual “Fotografias de mães amamentando”; promover reflexões sobre a amamentação no cotidiano; promover a conscientização do direito da mulher de amamentar em público; e estimular a amamentação.

O 5º Mamaço será realizado no dia 7 de agosto, às 14h, no Shopping Bento. As inscrições para o Concurso seguem até o dia 18 de julho, nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Referência Materno Infantil. De 19 a 31 de julho serão avaliadas as fotografias inscritas.

Para participar é necessário o preenchimento da Ficha de Inscrição e do Termo de Autorização de Uso de Imagem e das Fotografias das Pessoas Retratadas. Todos os documentos deverão ser devidamente preenchidos e assinados. Podem participar mulheres que estejam amamentando, residentes e domiciliadas no Município de Bento Gonçalves. As 50 primeiras inscrições das participantes e que atenderem a este Regulamento serão agraciadas com uma foto no tamanho de 20cm X 30cm. A vencedora será agraciada com um book contendo cinco fotos, medindo 15cm X 21cm cada. Para esse book, a ganhadora fará um novo ensaio fotográfico com maquiagem inclusa. Os agraciamentos serão proporcionados pela empresa Fotos Pavan.

A programação alusiva prossegue no mês de agosto, no dia 15, no auditório da Faculdade Cenecista com o “III Simpósio de Desenvolvimento Infantil e Rede Cegonha”, com o tema “Amamentação e Primeira Infância”.

Desde 2010 o GRAM busca conscientizar a população sobre os benefícios da amamentação com o intuito de aumentar a Prevalência de Aleitamento Materno. Os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN mostram o aumento nos índices, de 40% no ano de 2013 para 47% em 2017, na taxa de aleitamento materno exclusivo para crianças menores de seis meses, com questionário de consumo alimentar aplicado pelas Unidades de Saúde.

 

Assessoria de Comunicação Social




Deixe uma resposta