Garibaldi – Campanha realizou 250 testes rápidos de Hepatite C

Campanha realizou 250 testes rápidos de Hepatite CO Rotary Club Garibaldi, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e Corpo de Bombeiros Voluntários, realizou no último sábado, dia 25, campanha de prevenção de Hepatite C.

Foram realizados cerca de 250 testes rápidos no Clube 31 de Outubro, onde também foram coletados alimentos não-perecíveis a serem destinados ao Fraterno Auxílio Cristão (FAC). A campanha ainda contou com o apoio do Clube 31 de Outubro, Rádio Garibaldi e Jornal Novo Tempo.

A secretária da Saúde, Simone Agostini de Moraes, destaca a importância de os jovens buscarem a prevenção à doença. “São o público mais exposto, por serem sexualmente mais ativos e a esta ser uma das principais vias de transmissão da Hepatite C. Além disso, a maioria dos jovens adultos nunca fez teste para a doença”, avalia Simone.

A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, por isso é fundamental a sua detecção.

Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados mais de 24 mil casos de Hepatite C no Brasil em 2017. Mais de 75% dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, que tem possibilidade de cura em mais de 90% dos casos, quando seguido corretamente.




Deixe uma resposta