Categorias

Garibaldi integra medida que facilitará acesso a cirurgias de alta complexidade

14

Pacientes da Serra que precisam que cirurgias de alta complexidade na traumatologia devem ter o acesso facilitado nos próximos meses. Nesta quinta-feira, dia 30, foi assinado um acordo entre os municípios da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e Estado.

De acordo com a resolução, após o credenciamento do hospital junto ao Governo Federal para realização dos procedimentos, será realizado o aporte de recursos federais, estaduais e municipais. Serão destinados R$ 140 mil mensais cada ente e os Municípios co-financiam o restante, onde o número de cirurgias será proporcional ao de habitantes para cada município.

Após a assinatura, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, foi recebida no Centro Administrativo Municipal de Garibaldi, onde também lembrou a importância do anúncio feito na última semana, durante a assembleia da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), presidida pelo prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin. O governador Eduardo Leite anunciou o pagamento de R$ 216 milhões aos municípios em 16 parcelas.

Arita foi recebida pelo prefeito e secretários municipais, e foi presenteada com um espumante como lembrança por sua visita, quando recordou sua participação na primeira edição da Festa do Espumante Brasileiro, a Fenachamp, em 1981.

Ao acompanhar a comitiva em visita as novas instalações do Hospital Beneficente São Pedro, a secretária se surpreendeu com a qualidade do espaço, que oferecerá ressonância magnética, densitometria e ecografia.

Crédito das fotos: Priscila Pilletti




Deixe uma resposta