Novo Centro Obstétrico do Hospital Tacchini é inaugurado

O Prefeito Guilherme Pasin e o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira participaram nesta sexta-feira, 11, da inauguração do novo Centro Obstétrico do Hospital Tacchini. O espaço foi modernizado, e adequado ao Projeto nacional ‘Parto Adequado’, ato pioneiro na região.

 

Conforme a coordenadora do Processo Materno Infantil, médica Liane Xavier Domingues o projeto prevê melhorias na assistência obstétrica através da formação e qualificação das equipes envolvidas. “A ideia é tornar a assistência ao parto cada vez mais humanizada, garantindo a segurança para a mãe e para o bebê com adoção de protocolos baseados nas melhores evidências científicas”, relata.

 

Dos cerca de 7 mil hospitais existentes no país, o Tacchini integra o grupo de 127 instituições que aderiram ao projeto Parto Adequado. Criado pelo Ministério da Saúde e conduzido no país pelo Hospital Albert Einstein, numa parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), o Projeto tem por objetivo reduzir o número de cesarianas e de internações em UTI’s Neonatais. “Estamos trazendo para Bento uma estrutura moderna, um trabalho que envolveu médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e as mães. Queremos mudar a realidade que hoje tem 80% dos partos realizados através de cesarianas, enquanto em países mais desenvolvidos este índice chega a 15%”, ressalta o presidente do Conselho Administrativo, Daniel Ferrari.

 

A parceria com o poder público é fundamental para o processo, atualmente cerca de 70% dos partos são atendidos pelo SUS, sendo referência para mais de 20 Municípios. “Todas as mães seja por convênio particular, ou encaminhadas através da Prefeitura são atendidas da mesma forma, e pela mesma equipe. Estamos vendo, hoje, uma estrutura que irá proporcionar que este momento vivido pelos pais seja ainda mais especial. Iniciamos um trabalho de mudança de cultura, e aos poucos vamos superando o desafio de diminuir o índice de cesáreas”, diz o Prefeito.

 

O novo Centro Obstétrico do Hospital Tacchini, deve entrar em operação no dia 21, e conta agora com uma estrutura composta por: – 5 quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), com banheiro, iluminação natural e personalizada, sendo um com banheira; – Sala de triagem; – 2 Salas de Exames; – Sala de Curativos; – 2 Salas Cirúrgicas; – Sala de Recuperação com dois leitos; – Instalações para dois médicos permanentes.

 

Foto: Emanuele Nicola

 




Deixe uma resposta