Secretaria de Saúde promove a 1ª Mateada pela Saúde Mental

20

Nesta sexta-feira, 24, o Setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade Básica de Saúde Central e Caps II – Nise da Silveira realizam a 1ª Mateada pela Saúde Mental.

Alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, lembrado no dia 18 de maio, as atividades iniciam às 8h no Salão da Paróquia Santo Antonio, e com previsão de encerramento às 11h30, com uma caminhada.

A atividade conta com a participação dos usuários, profissionais e gestores da rede de saúde e visa falar sobre as diferentes formas de cuidado em saúde mental. O evento contará com a participação de entidades, associações, movimentos sociais, e grupos dos serviços da rede de saúde.

Estão previstas rodadas de conversa sobre o tema, práticas de saúde, dança, musica, apresentações dos usuários das entidades e confraternização.

“A proposta da luta antimanicomial para a saúde mental é refletir sobre o atendimento psicossocial interdisciplinar de qualidade, buscando o acolhimento e cuidado permanente, além do respeito às pessoas para que elas tenham melhor qualidade de vida e sejam incluídas no meio social. Envolve pensar a saúde mental através de uma visão humanizada, com o cuidado em liberdade das pessoas que necessitam de acompanhamento, fortalecendo a rede de apoio da família e da comunidade e envolvendo ações de cuidado, desde a prevenção na Atenção Básica até os serviços de alta complexidade”, ressalta o coordenador do setor, Maurice Bouwary.

De acordo com o coordenador, o pensar a saúde mental deve ser uma prática diária que envolve o “autocuidado, conciliar práticas de lazer, atividade física, cuidados com alimentação e sono, cuidado com os vínculos familiares e comunitários, lembrando sempre de buscar ajuda quando necessário, entre outras ações práticas no dia a dia”, enfatiza.

Assessoria de Comunicação Social




Deixe uma resposta