OSucateiro.com é opção para dar destino às máquinas não adequadas a NR12

A plataforma OSucateiro.com deu início a sua internacionalização e, com isso a possibilidade de resolver um grande problema que muitas empresas brasileiras estão enfrentando: dar um destino adequado às máquinas que possuem inconformidades com a NR12.

A NR12 é uma norma de segurança que exigiu readequações bem específicas de uma grande quantidade de maquinários. No entanto, como explica Rafael Davi Valentini, CEO de OSucateiro.com, as adequações demandam custos muito altos e a maioria das indústrias considerou mais vantajoso comprar máquinas novas. “Isso criou um verdadeiro cemitério de máquinas em todo o país. Há empresas com vários pavilhões cheios de equipamentos dos mais diversos, como prensas hidráulicas, guindastes, injetoras, perfiladeiras, plataformas, etc”.

Com o lançamento de OSucateiro.com em espanhol (www.elchatarrero.net) a plataforma passa a oferecer a opção de exportação, incluindo assistência às empresas que nunca exportaram. A ampliação internacional já tem outros dois marcos previstos: em março, entrará no ar o site em inglês (www.thescrapdealer.com) e, ainda no primeiro semestre, em mandarim/chinês padrão (www.feipinjingxiaoshang.com).

“As empresas que quiserem negociar essas máquinas terão toda a segurança, já que a oferta não estará disponível para compradores com o endereço no Brasil” – ressalta Valentini.

A exportação das máquinas é vista como uma forma de movimentar um patrimônio muito valioso, que atualmente está parado, sendo considerado por muitos como sucata, mas tendo ainda muito valor e possibilidades de incrementar e qualificar a produção em países que fundamentam a segurança em procedimentos operacionais e treinamento.

A expectativa é comercializar o maquinário especialmente para Argentina, Colômbia, Paraguai, Bolívia, Uruguai e Chile.

O artigo que isenta a obrigatoriedade da NR12 na exportação está explícito no artigo 12.2A da norma:

“12.2A As máquinas e equipamentos comprovadamente destinados à exportação estão isentos do atendimento dos requisitos técnicos de segurança previstos nesta norma. (Inserido pela Portaria MTE n.º 857, de 25/06/2015)”.

Sobre OSucateiro.com

Fundada em 22 de fevereiro de 2016, a startup OSucaterio.com é a única no mundo a franquear um marktplace. Já são mais de 130 mil acessos em 72 países. Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, China, Canadá, Índia e Argentina são os países com a maior quantidade de acessos. No Brasil, os estados que mais acessam são Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, e Paraná.

Qualquer pessoa jurídica pode anunciar no site. São aceitos os mais diferentes tipos de produtos, desde máquinas, sucatas, peças específicas. Os itens podem ser negociados nas modalidades de leilão, venda, compra, permuta e doação.

A negociação é feita diretamente entre o vendedor e os interessados, sem interferência do site. Além do CEO Rafael Davi Valentini, integram a equipe do Osucateiro.com Diego Rossa, responsável pela Programação e Tecnologia da Informação; Rafael Nonemacher, Marketing e Comunicação; Luciano Sperotto Varalo, International Business.

 




Deixe seu comentário !