Revista Panorama Socioeconômico do CIC-BG inova e traz dados do primeiro semestre de 2019

0
184

Ao longo de quase cinco décadas, a revista Panorama Socioeconômico transformou-se na mais confiável fonte de consulta para pesquisas e estudos da economia da cidade ao radiografar os diversos segmentos que compõem a indústria, o comércio e os serviços de Bento Gonçalves. Neste ano, a publicação editada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, cuja 48ª edição será lançada em novembro, ganha mais um motivo para se tornar um documento ainda mais valioso para estudantes, acadêmicos, jornalistas e profissionais da área econômica.

Juntamente com dados como os do PIB, do valor adicionado fiscal e da participação das atividades econômicas por segmento em 2018, a revista inova ao apresentar o desempenho do primeiro semestre deste ano. “Teremos esses números em praticamente todos os campos”, antecipa Cíntia Paese Giacomello, professora da UCS e uma das responsáveis pela elaboração do estudo técnico.

Com a novidade, o CIC-BG dinamiza a publicação, agilizando a transmissão de informações e trazendo dados mais sólidos que podem auxiliar, tanto empresas como estudiosos da área, na leitura sobre possíveis cenários e comportamentos do mercado.

O trabalho está em curso desde setembro e leva cerca de dois meses para ser finalizado. O processo envolve o contato com entidades e o recebimento dos dados. Em paralelo, vão sendo coletados índices já disponíveis dos órgãos oficiais na internet e construída a redação e a revisão do conteúdo, até a impressão.

Entre os organismos consultados para a obtenção dos dados estão as Secretarias Municipais de Finanças e de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria Estadual da Fazenda, as Receitas Estadual e Federal, Ministérios do Trabalho e da Economia, entre outros, como Sindmóveis, Ibravin e IBGE. A revista também traz índices de educação, saúde e segurança, informações setoriais e os atrativos turísticos da cidade.

Deixe seu comentário !