Uma a cada 6,5 famílias estão endividadas no RS.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada pela Fecomércio-RS registrou em julho mais um recuo interanual do indicador que mede o nível de endividamento dos gaúchos. O índice no mês passado ficou em 65,8% contra 72,9% apurados no mesmo período de 2017. Com isso, permanece pelo quinto mês seguido em queda. Os dados completos da PEIC foram divulgados nesta terça-feira (07) e podem ser acessados aqui.

Segundo o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, o cenário combinado com taxas de juros mais baixas e recuperação do mercado de trabalho, ainda que em ritmo fraco, ajudaram para o resultado da pesquisa. Bohn destaca, no entanto, que apesar do patamar mais baixo, o percentual de famílias endividadas não chegou ao seu menor nível histórico.

Em julho, a parcela da renda comprometida com dívidas caiu em relação ao mês anterior, ficando em 30,6% e o tempo de comprometimento da dívida no período de 12 meses também registrou recuo, passando para 7,2 meses. O cartão de crédito segue como o principal meio de endividamento (86,6%), seguido por carnês (15,6%), crédito pessoal (13,9%) e financiamento de carro (10,2%).

Já o índice de famílias no Rio Grande do Sul com dívidas em atraso caiu significativamente no confronto interanual, passando de 31,0% em julho/2017 para 19,3% em julho/2018. Também no confronto com julho/2018, houve uma melhora importante, com o indicador em 23,0%. A pesquisa revela que o percentual de famílias em situação de inadimplência diminuiu pelo quarto mês consecutivo. “É o menor patamar registrado desde meados de 2015”, confirma o presidente da Fecomércio-RS

O número de gaúchos que não terão condições de honrar suas dívidas vencidas no prazo de 30 dias também teve queda, saindo de 11,9% em julho/2017 para 5,5% em julho/2018. Os dados que mostram o número de famílias sem perspectivas de regularizar suas dívidas ficaram estáveis em relação a junho e permaneceram em patamar inferior ao apurado antes da crise.




Deixe uma resposta

hasiltogel.xyz