Bento 128 anos: Iniciativa capacita 900 profissionais da Educação Infantil

Em uma emergência, um minuto pode salvar uma vida, assim como um rápido e correto atendimento pode evitar uma tragédia. Pensando nisso, a prefeitura de Bento Gonçalves criou um projeto que treinou 900 profissionais de Educação Infantil para prestar primeiros socorros. A abrangência da proposta é inédita no Rio Grande do Sul.

Durante os meses de agosto e setembro a Secretaria de Educação, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil promoveram a primeira edição do programa Bento + Vida – Seu filho em segurança. A capacitação envolveu corpo diretivo, funcionários e equipes das Escolas Infantis da rede municipal de ensino.

Nesta quinta, 18, no Ginásio Municipal de esportes, foi realizada a formatura dos 900 servidores de 19 Escolas Infantis da rede municipal de ensino.

No o período de capacitação eles tiveram noções sobre os tipos de procedimento imediato para acidentes domésticos, queimaduras, luxações e fraturas ósseas, equipamentos, aspectos legais e atividades práticas. Também foi abordado qual é a forma adequada de acionar os Bombeiros, a conscientização em relação aos trotes e como atuar quando o aluno se engasgar ou tiver uma parada cardíaca.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Eduardo Virissimo, destacou que “essa capacitação nos deixa mais seguros ao entregar os filhos de nossa comunidade às escolas infantis. Se sintam orgulhosas de poder ter esse título que vai além do âmbito escolar, pois vocês estarão sempre alertas aos sinais de quem estará ferido ou em risco”.

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, ressaltou que as auxiliares infantis e as professoras ganharam “uma importância maior na vida das crianças. Vocês que acompanham o primeiro passo, a primeira palavra, a evolução pedagógica, agora, tem uma conexão direta com a saúde e o bem-estar que tem reflexos para toda a vida delas”.

O comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente-coronel Fortes, salientou que “essa iniciativa se traduz numa simples palavra: vida. Vocês têm por vocação a educação e também são as portadoras dos cidadãos do novo futuro”.

Para o prefeito Guilherme Pasin, a ação resulta em mais segurança para os profissionais de educação e tranquilidade à comunidade. “Nada é mais valioso do que ter nossos filhos protegidos. Contar com profissionais que sabem o que fazer numa situação de emergência, onde cada minuto vale muito, é fundamental para essa proteção às nossas crianças”, ressalta.

A solenidade contou com a apresentação dos alunos do 9º ano da EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz do Projeto Multiculturalismo, que abordou as diferentes culturas do mundo e teve o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da aceitação, tolerância e respeito ao que é diferente. Na ocasião, a Rússia foi o tema que foi representada por meio da música Moskau, do Ghenhis Kahn,  e Troika uma dança popular e foram coordenados pela Professora Rosana Três.

Também teve a apresentação da servidora da Secretaria Municipal de Educação, Francieli Teixeira da Rosa, com as músicas Halleluujiah – (composição de Leonard Cohen, versão para português de Gabriela Rocha), seguida de Brindizi, da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi. O grupo foi recebido pela professora, Viviane Melo.

Em abril deste ano através da proposição do Vereador Gustavo Sperotto, foi aprovada na Câmara de Vereadores a proposta que institui a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados voltados ao ensino infantil e fundamental do município a capacitarem seu corpo docente e funcional em noções básicas de primeiros socorros. A partir do próximo ano a Secretaria de Educação fará a capacitação dos servidores do Ensino Fundamental.

As escolas infantis que receberam os certificados são Arco-íris da Alegria, As Sementinhas, Criança Feliz, Doce Infância, Educador Paulo Freire, Espaço dos Sonhos, Feliz da Vida, Jardim Glória, Lar dos Pequeninos, Luz do Amanhã, Mamãe Coruja, Mundo Encantado, Pinguinho de Gente, Pingos e Anjos, Primeiros Passos, Raio de Sol, Recanto Alviazul, Recanto dos Beija-Flores e Toque de Carinho.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon




Deixe uma resposta