Cerca de 150 crianças se tornam Agentes da Natureza em Bento

Com a missão de atuarem como agentes de transformação ambiental em sua família e comunidade, cerca de 150 crianças das escolas Municipais Aurélio Frare, Anselmo Luigi Piccoli, Alfredo Aveline e da Escola de Tempo Integral São Roque se tornaram oficialmente Agentes da Natureza. A formatura ocorreu nesta terça-feira, 4, no Salão Nobre da Prefeitura, e integra a programação da Semana do Meio Ambiente.

Cada aluno recebeu uma carteirinha que lhe dará o direito e a responsabilidade de ser um cidadão que prima pelo equilíbrio ambiental e a sadia qualidade de vida. O secretário do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, ressaltou a importância do ato e agradeceu a toda equipe e colaboradores pelo envolvimento e organização. “Aos Agentes da Natureza é necessário ressaltar que vocês podem e devem fazer a diferença, repassando às pessoas que convivem com vocês o conhecimento aprendido durante esse processo, agindo verdadeiramente como multiplicadores do conhecimento que adquiriram”, disse.

Dentro do programa, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, os alunos recebem capacitação teórica e participam de visitas técnicas, conhecendo melhor o caminho e a destinação dos resíduos no Município. A ação conta com o apoio do Sesc Fecomércio/RS.

O gerente do Sesc, Jacques Fachinelli, enalteceu que a ação formou também cuidadores. “Não só a partir deste símbolo, mas que tudo o que vocês aprenderam durante essa caminhada possa ser atos de cuidado com a natureza. Sempre é possível melhorar a nossa atitude diária de preservação”, destacou. 

A Semana do Meio Ambiente iniciou nesta segunda-feira, 3, com plantio de árvores e contação de histórias, e segue até o dia 9, com sensibilização no centro da cidade, mutirão de limpeza, espetáculo e passeio ciclístico.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Edson Biasi, citando Pitágoras, disse: “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”. Quando alguém indagarem sobre algum cuidado que estão tendo com a planta, árvore ou espaço público mostrem a carteirinha de Agente, pois vocês são o nosso futuro”, exclamou.

O Projeto teve início com o ex-secretário do Meio Ambiente, Luiz Augusto Signor. Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin relembrou de que também foi um agente da natureza, distinção entregue pelo saudoso ex-secretário, e propôs um acordo de comprometimento com as crianças. “Eu sigo fazendo a minha parte. Essa também é a responsabilidade de vocês: entregar para as próximas gerações uma cidade sempre mais verde, mais cuidada e mais limpa quanto vocês estão recebendo hoje”, reiterou.

A cerimônia contou com apresentações da Banda de Lata, Ballet Primavera, dança oriental-feitiçaria, Jazz Tipo Zero, Coro Água, por Marcelo Serralva, todos conduzidos pelo Projeto Coração Cidadão.

Participaram também os secretários de Educação, Iraci Luchese Vasques, de Habitação e Assistência Social e de Esportes, Eduardo Virissimo, e seus adjuntos Wagner Dalla Valle e Fabiano Martins, de Administração, Ivan Toniazzi, e de Mobilidade Urbana, Gilberto Rosa, o vereador Sidnei da Silva, a supervisora da Escola Anselmo professora Janete Sacchet, a diretora da Escola Aurélio Frare, professora Stael Invernizzi, diretor da Escola Alfredo Aveline, professor Márcio Pilotti, diretora da EMTI São Roque, a coordenadora do projeto Coração Cidadão, assistente social Marilize Tres, representando o Comtur, a vice-presidente Eliane Bertinatto e o presidente do bairro São João, Adair Sessi.

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura 

Fotos: José Estefanon, Laura Kirchhof e Franciele Gonçalves 




Deixe uma resposta

hasiltogel.xyz