De leitor para leitor: Projeto Leituras mobiliza troca de cartões-postais

Durante os meses de abril e maio do corrente ano, dez escolas da rede municipal trocaram cartões-postais de livros entre si. A ação envolveu aproximadamente 40 turmas de 1º a 5º anos do Ensino Fundamental, que selecionaram livros preferidos e construíram cartões-postais sobre eles, para compartilhar com leitores de outras escolas.

Além de promover a sensibilização para o ato de ler, a ação buscou contribuir para o desenvolvimento de preferências de leitura, oportunizando o interesse por diferentes obras e autores, a partir da experiência de outros leitores. Além disso, por meio da leitura e da produção de texto, as crianças vivenciaram momentos prazerosos de interlocução entre pares, apropriando-se de peculiaridades do gênero textual em jogo, o cartão-postal.

A ação integra o Projeto Leituras desenvolvido pela Secretaria de Educação, desde 2014, com o objetivo de possibilitar vivências e discussões que problematizem a leitura, favorecendo a formação dos alunos como leitores e contribuindo para a qualificação do docente como leitor-mediador de textos utilitários e literários.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/SMED




Deixe uma resposta

hasiltogel.xyz