Encontro de Jovens Pesquisadores reúne 276 trabalhos na UCS.

Encontro de Jovens Pesquisadores reúne 276 trabalhos na UCS

Onde tem pesquisa tem desenvolvimento”. Com este mote, a Universidade de Caxias do Sul promove, de 16 a 18 de outubro, na próxima semana, no Campus-Sede, o XXVI Encontro de Jovens Pesquisadores e a VIII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia. Inspirados no tema, os eventos apresentarão 276 trabalhos: 90 de Ciências Humanas e Sociais, 90 de Ciências Exatas e 96 de Ciências da Vida.

Essa edição tem uma novidade: serão oferecidas aos acadêmicos de graduação que participam do evento, oficinas com foco em sua formação técnico-científica. Entre os temas a serem abordados nas oficinas destacam-se: escrita acadêmica, escolha de periódico e ética em pesquisa. As oficinas têm o intuito de qualificar a formação acadêmica dentro dos programas de iniciação científica e tecnológica, bem como despertar a vocação científica nos alunos da graduação. Elas ocorrem na quarta-feira, dia 17 de outubro, no Bloco F, das 8h às 9h30min e das 10h às 11h30min. Os ministrantes são professores e acadêmicos de pós-graduação da UCS.

O Encontro de Jovens Pesquisadores e a Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia reúnem a produção dos estudantes de graduação que realizam atividades de iniciação científica e tecnológica em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico institucionais. É um momento de compartilhamento de experiências e aprendizagens do qual participam, como mentores, estudantes de mestrado e doutorado, e pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento em que se distribuem os 77 cursos de graduação da Instituição.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Juliano Rodrigues Gimenez, “uma nação soberana não tem como prescindir de investimentos em pesquisa e inovação. Esse é um fato concreto, do qual temos exemplos diversos ao longo da história. Um país que não investe em pesquisa se torna submisso, tanto tecnologicamente, quanto cultural e politicamente. A nossa Universidade, imbuída na missão de contribuir com a produção e com a disseminação do conhecimento, tem na pesquisa e na inovação importantes pilares para contribuir com o desenvolvimento regional”.

Ele ressalta, ainda, que o evento, “além de contribuir com a qualificação de jovens pesquisadores, vem coroar os trabalhos que vem sendo dia a dia produzidos em nossos laboratórios e nos mais diversos ambientes de pesquisa. Nessa edição, estamos ainda incrementando o Encontro de Jovens Pesquisadores com atividades voltadas para o empreendedorismo, no intuito de trazer aos participantes novas perspectivas e possibilidades de repercussões de seus trabalhos. Estudantes de graduação, dos nossos mestrados e doutorados, bem como todos os professores envolvidos nesse processo estão de parabéns, tanto por conduzir esses trabalhos, quanto por acreditarem que esses resultados geram impactos positivos para a sociedade”.

Programação

Dia 16 de outubro

– Início da exposição, às 14 horas: Pôsteres dos trabalhos de iniciação científica no Centro de Convivência

Dia 17 de outubro

– das 8 horas às 11h30min: Oficinas “Vocação Científica: Oficinas de Educação em Pesquisa e Empreendedorismo Científico”, no Bloco F

Dia 18 de outubro

– Das 8 horas às 12 horas, sessões de apresentação oral dos trabalhos de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica:
Bloco V – Ciências Exatas
Bloco 57 – Ciências da Vida
Bloco H – Ciências Humanas e Sociais. No hall do Bloco H estará a mostra “Vidas Recicladas”, com exposição de fotos dos locais e condições de trabalho dos catadores, com curadoria da professora Ana Maria Paim Camardelo

No Centro de Convivência:

– Das 14 horas às 16 horas: Sessão de pôsteres e Encontro Especial das Escolas de Ensino Médio
– Das 16 horas às 17 horas: Abertura das apresentações das
startups com o professor Enor José Tonolli Júnior e professora Elóide Pavoni
– Das 17 horas às 18 horas: Entrega da premiação aos 18 trabalhos destaques das três grandes áreas do conhecimento e encerramento.
– Às 18 horas: Coquetel de confraternização.

Foto: Claudia Velho




Deixe uma resposta