Exposição Pessoa(s) celebra os 30 anos de carreira de Pepe Pessoa na Serra Gaúcha

Singular e plural. Duas palavras tão simples de se classificar ganham conotações diversas na exposição que abre nesta quinta-feira, 9, na Fundação Casa das Artes. Intitulada Pessoa(s), o conjunto de imagens expressa 30 anos da trajetória profissional e artística do fotógrafo e maquiador Pepe Pessoa.

Com curadoria de Juliana Pandolfo e de caráter multimídia, Pessoa(s) recebe este nome, pois além da referência ao sobrenome de Pepe, é uma palavra que liga a ação aos múltiplos seres que o habitam e, naturalmente, referenda à construção coletiva da exposição e da carreira de Pepe. Fotos impressas, três livros que contém imagens dos alunos da matéria de Fotografia e Moda, a qual Pepe leciona há 9 anos; e outro contendo registros de beauties – maquiagens – artísticas feitas pelo, enquanto maquiador fazem parte da exposição.

Haverá, também, um vídeo que é uma junção de fotos de making-ofs, produzido por Leandro Foscarini com trilha sonora de Beto Scopel, remix da música “Essas Pessoas” de Astrubal Trouxe o Trombone.

Pessoa(s): Coletivo de Fotógrafos tem realização de Tum Tum Produções, Go Image e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves através da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Casa das Artes. Apoio cultural da Rede de Hotéis Dall’ Onder, Copihel e Center Luz Iluminação.

Pepe Pessoa

Maquiador profissional desde os 15 anos e fotógrafo profissional há 18 anos, aprendeu a olhar o mundo sob uma ótica totalmente sua, o que propiciou sua inserção na produção e direção de fotografia. Todos esses olhares já possibilitaram a ele trabalhar para os principais jornais e revistas do Rio Grande do Sul. Além da concepção de catálogos de moda para inúmeras empresas, tanto do mercado da moda quanto da indústria.

Giuseppe Pessoa, o Pepe, chegou à Caxias do Sul, em 1988, vindo da capital da Paraíba, naquela época ele era maquiador da companhia paraibana de teatro Bigorna, do grande dramaturgo, escritor e cordelista Waldemar José Solha, com a qual percorreu grande parte do Brasil. Numa dessas viagens conheceu a trupe da antiga Grupo de Teatro Oficina 1Um, da UCS, onde surgiu um convite para que ele viesse à Caxias ministrar um curso de maquiagem. O curso aconteceu e foi muito bem aceito, o que gerou um convite para que Pepe ficasse, em definitivo, assumir uma cadeira de professor no Senac. Depois disso, veio sua intensa e criativa radicação nas terras das montanhas do Sul.

Serviço

O que: Pessoa (s), Coletivo de Fotógrafos

Vernissage: 9 de maio, às 19h30, na Fundação Casa das Artes

Período de Visitação: de 9 a 2 de junho

Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

Fotógrafos do coletivo: Alesi Ditadi, Bruno Zulian, Carlos Pontalti, Javier Herrera, Jessica Melinda, Luiz Scmitz, Ricardo Belini, Rodrigo Onzi, Silas Abreu, Toddy Holand, Vibiana Cornutti e Wélligton Damin.




Deixe uma resposta

hasiltogel.xyz