Garibaldenses conhecem tipos de farinhas na Mostra Municipal Escolar

0
111

O uso de diferentes tipos de farinhas foi o tema da 10a Mostra Municipal Escolar, realizada pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Setor de Educação Ambiental, nesta quarta-feira, dia 22, no salão comunitário do bairro Cairú.

A mostra é a culminância do trabalho realizado pelos multiplicadores ambientais nas salas de aula, onde os estudantes aprenderam sobre os diferentes usos de cada fécula, semolina, polvilho, farinha integral ou farelo, e apresentaram diferentes pratos e produtos à comunidade. Participaram as seguintes escolas e entidades:

EMEF Visconde de Cairu – milho
APAE – aveia
IEE Irmã Teofânia – mandioca
EEEM Mestre Santa Bárbara (Bento Gonçalves) – arroz e coco
EMEF Madre Felicidade – polvilho doce e azedo
Liga Feminina de Combate ao Câncer – cúrcuma
EMEF Barão do Rio Branco – linhaça
EMEF Attílio Tosin – banana
EMEF Pedro Cattani – casca e semente de uva
EEEF Santo Antônio – semente de abóbora
Emater – multimistura
EEEF Carlos Gomes – amido de milho

Na abertura do evento, o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Cássio Brufatto, mencionou a informação de especialistas que mais de 50% dos problemas de saúde que geram câncer estão relacionados à alimentação. “O trabalho feito aqui é de extrema importância para tornar a nossa saúde e meio ambiente melhores”, acrescentou.

A secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies, enfatizou que o trabalho pela alimentação de qualidade também é reforçado pela nutricionista da SMED. “No ano passado foram 500 quilos a menos de açúcar adquiridos, pois foi reestruturada a alimentação nas nossas escolas”, informou ela, que parabenizou os professores que trabalham pelas mudanças de comportamento nos mais diversos temas.

O prefeito Antonio Cettolin lembrou que as mudanças de hábitos começam na escola, que vai além do conhecimento técnico, mas ensina valores e conhecimento para o ser humano. “É possível viver mais se nos ajudarmos”, incentivou, agradecendo ainda a participação de representantes de Bento Gonçalves e Farroupilha nesta edição da mostra.

Prefeito Antonio Cettolin
Secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies
Presidente do COMAM, Cássio Brufatto