Garibaldi – Mostra Escolar apresenta aproveitamento integral dos alimentos

Mostra Escolar apresenta aproveitamento integral dos alimentosOs estudantes de Garibaldi estão apresentando seus conhecimentos sobre o aproveitamento integral de alimentos a toda a comunidade nesta quinta-feira, dia 17. Realizada até as 17h, no salão comunitário do bairro Cairu, a 9ª Mostra Municipal Escolar é a culminância do trabalho realizado nas escolas ao longo do ano, buscando apresentar aos colegas e à comunidade possibilidades para uma alimentação saudável.

Na abertura do evento, a secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies, parabenizou os alunos por aliar alimentos saudáveis à sustentabilidade. “Como incentiva a Unesco, temos que pensar globalmente, mas agir localmente”, afirmou a secretária.

O desperdício de alimentos e o aproveitamento de partes, muitas vezes, descartadas das frutas, verduras e legumes, foi lembrada pelo presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Cássio Brufatto. “Este trabalho é fundamental para uma geração mais saudável e menos doente, com itens que podem ser encontrados no quintal de casa”, avaliou.

O maior cuidado que se pode ter com a saúde é pela alimentação, conforme o prefeito Antonio Cettolin. “A alimentação alternativa é uma ideia muito saudável para levarmos para nossas famílias”, falou Cettolin, ao abrir oficialmente a mostra, que ainda recebeu a bênção do frei Jadir Segalla.

O trabalho para a mostra iniciou ainda em 2017, com as oficinas sobre o uso de folhas, talos, cascas e sementes para os multiplicadores ambientais. Eles desenvolveram com os estudantes, de forma interdisciplinar, o uso de diferentes ingredientes. Além das escolas, o trabalho também foi estendido a entidades. Após a mostra, será editado um livro com as receitas produzidas.

São apresentados pratos e outros produtos com os seguintes ingredientes:

EMEF Pedro Cattani – espinafre (uso da folha e talo)
EEEM Dante Grossi – mamão e maracujá (uso da polpa, casca e sementes)
EMEF Barão do Rio Branco – maçã (uso da polpa e casca)
EEEF Santo Antônio – abóbora (uso da semente)
EMEF Attílio Tosin – banana (uso da polpa e casca)
IEE Irmã Teofânia – beterraba (uso da polpa, casca, folha e talos)
EMEF Madre Felicidade – laranja (uso do suco, bagaço e casca)
EMEF Visconde de Cairu – cenoura (uso da polpa, casca e folhas)
APAE – batata-doce (uso da polpa e casca)
Liga Feminina de Combate ao Câncer – temperos (uso de diversas formas)
EMATER – tomate (uso da polpa e casca)




Deixe uma resposta