Projeto Olhar Atento inicia entrega de sacolas retornáveis e folder pedagógico para escolas

39

Na tarde desta terça-feira, 11, ocorreu na Praça Centenário a entrega de sacolas retornáveis e folders pedagógicos para os alunos de Jardim B e de 2º ano da EMEM Alfredo Aveline A ação integra o projeto Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação Saudável da Secretaria de Educação que tem o objetivo  de desenvolver a reflexão, discussão e experiências em torno da alimentação saudável, bem como, realizar escolhas e hábitos conscientes que promovam o bem-estar com o meio ambiente.

O presidente do Sindilojas, Daniel Amadio, em seu pronunciamento, ressaltou que “o projeto é fundamental, pois nossa entidade tem essa preocupação com várias frentes como o Observatório Social e o Combate à Informalidade. E a educação com as crianças é o melhor caminho para a conscientização de se construir um futuro mais sustentável”, disse.

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, destacou os benefícios do projeto. “O Olhar Atento nos encanta porque as crianças se tornam multiplicadoras das ideais, que os profissionais na escola trabalham, e depois vivenciam na parte prática com esta visita a Feira Ecológica. Elas levam para as suas famílias e a sua comunidade esse conhecimento. E a simbologia da sacola traz uma concretização de todo um processo que visa à preservação do meio ambiente e a aquisição de alimentos saudáveis”.

O projeto é desenvolvido desde 2013, e em 2015, passou a contemplar crianças de jardim B com visitas a feiras ecológicas.  Atualmente, contempla aproximadamente mil crianças, que passam a atuar como multiplicadores da ideia junto às suas famílias, que poderão utilizar a sacola em suas compras, gerando resultados positivos ao ambiente e propagando a adoção desta atitude saudável em prol do planeta.

O vice-prefeito, Aido José Bertuol, destacou que “a ação reflete a qualidade do cuidado que a rede municipal de ensino tem com as nossas crianças: mostrar o passo a passo, de onde vem a verdura, o fruto, ter o diálogo com o agricultor. Isso é a valorização de um processo humano onde cada um desempenha um papel importante”.

Alunos e professores de segundos anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental realizam visitas às feiras ecológicas, propriedades rurais e agroindústrias familiares, além da implantação e reativação das hortas escolares.

O projeto educacional Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação Saudável conta com o apoio do Sindilojas e do Sicredi que juntos assumiram o compromisso de subsidiar as sacolas retornáveis e o folder contou com o apoio da Papelaria Botafogo. Também são parceiros Emater, IFRS, Associação dos Agricultores Ecológicos, Associação dos Agricultores Familiares, Agro Pet dos Anjos, Adubare, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Subprefeitura do Vale dos Vinhedos e Secretaria de Meio Ambiente.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon




Deixe uma resposta