SMED promove formação de professores para os Anos Iniciais

48

Na última semana, a Secretaria de Educação realizou mais uma etapa do ciclo de palestras sobre a Base Nacional Comum Curricular, no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. O curso que iniciou em março deste ano oportunizou formação contínua sobre diversas áreas do conhecimento.

Na semana de 30 de maio a 07 de junho, os professores participaram de discussões no contexto da Geografia, à luz da BNCC. Nesta ocasião, através de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Federal do Rio Grande do sul – IFRS, os professores contaram com a colaboração do Professor, Mestre Joaquim Rauber. Neste período, entre outros temas, foram discutidos as competências específicas, os sete princípios do raciocínio geográfico (analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e a ordem), assim como, o que é esperado dos alunos, em termos de conhecimento ao final de cada ano, tornando-os preparados para vivenciar habilidades novas e cada vez mais complexas no percurso educativo.

Entre 01 e 05 de julho, na SMED, a atenção e os estudos se voltaram para a História. Na oportunidade, os professores participaram de momentos muito ricos de trocas pedagógicas, além de acessar novas referências teóricas metodológicas em todos os campos do saber referendadas pela BNCC. A mediação das pautas foram conduzidas pelas professoras do Setor Pedagógico da SMED, Ivani Pelicer e Graciela Poletto, as quais trouxeram para os encontros, conceitos, noções, literatura e alguns recortes dos textos introdutórios dos cadernos de Ciências Humanas. A educação integral e a formação de alunos-sujeitos, éticos, com sentido de responsabilidade para valorizar e respeitar os direitos humanos, o ambiente, a diversidade, o patrimônio cultural, incentivando o protagonismo e a coletividade, nortearam os temas problematizados.

A dinâmica dos encontros privilegiou o diálogo e as trocas, evidenciando o papel do professor como mediador e incentivador das aprendizagens por habilidades e competências, diante dos desafios de ensinar na era digital, utilizando metodologias ativas, reconhecendo que o conhecimento é uma construção permanente.

No mês de agosto, acontecerá o último encontro do curso, momento em que os professores realização a socialização de práticas desenvolvidas nas escolas a partir do curso.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/SMED




Deixe uma resposta