Prefeitura de Bento entrega documento de: Acordo de Cooperação de Cidades Irmãs com Olavarria, Argentina.

336

Nesta semana, o município de Bento Gonçalves, por meio de documento assinado pelo Prefeito Guilherme Pasin, entregou a comitiva argentina que esteve presente no 2º Encontro Internacional de Prateiros, a intenção de Acordo de Cooperação de Cidades Irmãs, “hermaniamento”, com a cidade de Olavarria.  

O documento ressalta que a intenção é facilitar o intercâmbio de informações, experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural, em especial a arte da prataria, uma vez que a cidade é promotora de um dos maiores eventos da área da América Latina, visando principalmente à difusão e preservação desta arte e de outros aspectos culturais que possam ser convergidos para o crescimento de ambas as partes.

“A Escola de Artes Santo Elói foi inspirada na escola do Senhor Armando Néstor Ferreira, localiza em Olavarria. Além de promover esse hermaniamento ligada pelo ofício da prataria, a idéia é de realizar o evento um ano aqui, em Bento Gonçalves, e no outro ano, em Olavarria. Seria um grande passo para as duas cidades poderão se tornar referência mundial na área”, ressalta Raul Sartor Filho, professor e artista prateiro da Escola de Artes Santo Elói. 

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, salienta que “a Cultura deve ser consolidada em todos seus aspectos. E uma prática milenar, como a prataria, tem que ser considerada como um patrimônio histórico material e imaterial. E o Acordo de Cooperação de Cidades Irmãs garantirá seu reconhecimento e fortalecerá a continuidade da profissão e de sua arte”.

O documento foi entregue ao mestre prateiro homenageado pelo evento, Armando Néstor Ferreira, que entregará ao intendente de Olavarria, Ezequiel Galli, e conta com o apoio do Secretário de Patrimônio Cultural do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Argentina, Marcelo Panozzo. A comissão de Bento Gonçalves é formada pelo diretor da Escola de Artes Santo Elói, Darci Poletto, o professor da mesma instituição, Raul Sartor Filho, e pelo secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares.

, o professor da mesma instituição, Raul Sartor Filho, e pelo secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/Escola de Artes Santo Elói




%d blogueiros gostam disto: