4ª DELEGACIA DA PRF DIVULGA BALANÇO DA SEMANA

WhatsApp Image 2018-05-14 at 06.42.46
 Uma semana tranquila no que diz respeito a acidentes de trânsito no trecho sob a responsabilidade da 4ª Delegacia da PRF no Rio Grande do Sul (trecho entre Vitor Graeff e Nova Santa Rita, na BR 386, e parte da BR 470). Entre os dias 07 e 13 de maio, não houve registro de nenhum acidente com feridos.

A ocorrência triste se deu na madrugada de quinta-feira, no quilômetro 351 da BR-386, em Estrela. A PRF foi acionada para verificar um veículo que estaria no acostamento da rodovia, com uma pessoa caída ao lado. Chegando ao local, a equipe encontrou a ocorrência já em atendimento pela Brigada Militar e Samu. O veículo era um VW/Novo Voyage de Lajeado e a pessoa havia sido morta com golpes de faca. A vítima era um taxista de 59 anos e morador do mesmo município. A investigação está sendo conduzida pela Polícia Civil, que no dia seguinte prendeu um suspeito do crime e está à procura de outros dois prováveis envolvidos.

Já na noite de quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal, em ação conjunta com a Brigada Militar, recuperou uma Toyota Hilux de Porto Alegre, que havia sido roubada na mesma cidade há pouco mais de 10 dias, e logo após clonada. O condutor da caminhonete, que estava com placas de Chapecó-SC, não obedeceu à ordem de parada dos policiais no quilômetro 340 da BR-386 e fugiu em direção ao bairro Conventos, passando a ser acompanhado pela PRF por cerca de cinco quilômetros dentro da cidade de Lajeado. Em um local com obras na via, o motorista perdeu o controle da caminhonete e colidiu em uma sarjeta, abandonando o veículo e fugindo em direção ao mato. A Hilux foi encaminhada à Polícia Civil para procedimentos periciais e posterior devolução ao proprietário. O homem que a conduzia não foi mais encontrado.

No final de semana, especialmente no domingo, conforme era esperado, houve um aumento no fluxo de veículos em função do Dia das Mães. Sem reforço no efetivo, a PRF direcionou as ações aos locais e horários de maior acidentalidade, utilizando as equipes e os equipamentos de forma a inibir as condutas geradoras de riscos, como a alta velocidade, as ultrapassagens irregulares, a combinação álcool e direção, dentre outras imprudências por parte dos motoristas.

No decorrer da semana, foram fiscalizados 946 veículos e confeccionados 256 autos de infração. O campeão de infrações foi o condutor de uma Honda/CG 150 Titan. Por volta das 17h de quarta-feira, ele recebeu ordem de parada dos policiais no quilômetro 341 da BR-386, em Lajeado, trecho que tem intenso fluxo de veículos e pedestres nesse horário. Como o veículo estava com o licenciamento vencido, o homem, de 22 anos, tentou fugir. Ele fez ultrapassagens pelo acostamento, trafegou em velocidade incompatível com a segurança do trânsito, realizou mudanças de direção sem a devida sinalização, dentre outras infrações, gerando grande risco a si próprio e aos demais usuários da via. O condutor acabou sendo interceptado e o veículo removido a depósito credenciado. O homem foi autuado pelas infrações cometidas, as quais chegaram a aproximadamente R$ 3 mil, e também responderá criminalmente por desobediência e direção perigosa.

No sábado, outra abordagem que chamou a atenção dos policiais. Ela aconteceu no quilômetro 424 da BR-386, em Montenegro. O condutor de uma Hyundai I X35 foi abordado e, como não possuía CNH, disse que sua mãe, que estava na carona, assumiria a direção. Porém, ao consultar os documentos da mulher, os PRFs constataram que ela estava com o direito de dirigir suspenso pelo fato de ter sido flagrada conduzindo veículo em velocidade acima de 50% da máxima permitida. Não havendo outra pessoa para dirigir a camioneta, esta foi removida a depósito e seus ocupantes voltaram para casa de Uber.

Também durante a semana, um total de 462 veículos foram flagrados acima da velocidade máxima permitida para a via. Realizou-se o teste do etilômetro em 194 condutores e cinco deles receberam autuação por dirigirem sob a influência de álcool. Foram feitas, ainda, 213 abordagens educativas e 54 auxílios a motoristas.

Fone e foto: PRF




%d blogueiros gostam disto: