PRF divulga balanço da Operação Rodovida/Viagem Segura de Carnaval

A Polícia Rodoviária Federal realizou, entre a sexta (01) e a quarta-feira (06), a Operação Viagem Segura de Carnaval 2019.

Neste período, a PRF contou com reforço no efetivo e intensificou as fiscalizações, especialmente nos trechos que apresentam maior índice de acidentes.

Movimentação

Na saída para o feriado (sexta à tarde e à noite, e também sábado pela manhã), houve um aumento significativo no fluxo de veículos, o qual se deu em ambos os sentidos, e ocasionou congestionamento nas proximidades da ponte sobre o Rio Caí, no km 427 da BR- 386. No local, existe um afunilamento devido a obras na pista.

Já na terça e na quarta-feira (retorno do feriado), o fluxo de veículos ficou melhor distribuído durante todo o dia, e o trânsito fluiu com naturalidade, não ocorrendo congestionamento ou lentidão em nenhum local, exceto no km 317 da BR-386, durante atendimento a um acidente na manhã de quarta-feira.

Acidentes

Durante a operação, aconteceram seis acidentes que causaram lesões nos envolvidos. Uma pessoa morreu, cinco ficaram feridas gravemente e 12 tiveram ferimentos leves.

O acidente mais grave aconteceu às 9h de quarta-feira, no km 317 da BR-386, em Marques de Souza.

Por motivo ainda desconhecido, o condutor de uma Toyota Fielder com placas de Sapiranga, que seguia no sentido interior-capital, invadiu a faixa contrária e colidiu em um caminhão emplacado em Imigrante, que vinha no sentido contrário.

Na Fielder havia cinco pessoas. Uma passageira veio a óbito e quatro ocupantes tiveram ferimentos graves.

A via ficou bloqueada nos dois sentidos durante a manhã e o fluxo foi liberado pelo acostamento de forma intercalada.

Fiscalizações e Educação para o Trânsito

As fiscalizações tiveram como foco as ultrapassagens irregulares, o excesso de velocidade, a falta do uso do cinto de segurança, a embriaguez ao volante e o uso do celular, infrações que, geralmente, são as principais causas de acidentes no trânsito.

Foram fiscalizados 490 veículos, e confeccionados 89 autos de infração. Na fiscalização com o radar, foram capturadas 666 imagens de veículos acima da velocidade máxima permitida. Realizou-se 203 testes de etilômetro, nos quais dois condutores foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool.

A PRF também desenvolveu atividades de Educação para o Trânsito, com orientações diversas aos motoristas durante todas as abordagens realizadas. Além, disso, prestou auxílio a 45 condutores.




Deixe uma resposta