Começam as oitivas da CPI das Fake News

A Comissão Parlamentar de Inquérito foi instaurada para apurar e investigar a utilização de estrutura funcional da Câmara Municipal para criação e manutenção de usuários fakes/falsos em redes sociais para propagação de notícias falsas e comentários ilegais

Inicia nessa segunda-feira (10), na Câmara Municipal de Bento Gonçalves, a  primeira sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) denominada “CPI das Fakes News“. Instaurada pela Resolução nº 267/2019, a CPI tem por objetivo apurar e investigar a utilização de estrutura funcional da Câmara Municipal para criação e manutenção de usuários fakes/falsos em redes sociais para propagação de notícias falsas e comentários ilegais a cerca de fatos relevantes do e para o município.

De acordo com o despacho datado de 7 de junho de 2019, documento anexo ao processo nº 66 (RES nº 267), a oitiva inicia às 13h30. Em conformidade com o artigo nº 67 do Regimento Interno, a CPI das Fake News é composta pelos vereadores Jocelito Tonietto (PDT), Idasir dos Santos (MDB),Anderson Zanella (PSD), Gilmar Pessutto (PSDB), Volnei Christofoli (PP), Elvio de Lima (MDB), Marcos Barbosa (PRB) Gustavo Sperotto (DEM), Valdemir Marini (PTB), Sidinei da Silva (PPS).

Após reunião entre os membros conforme Ata datada de 27 de maio de 2019, anexo ao processo, a presidência, vice-presidência e relatoria da CPI ficaram assim designadas: vereador Jocelito Tonietto (PDT) como presidente, o vereador Idasir dos Santos (MDB) como vice-presidente e o vereador Volnei Christofoli (PP) como relator. Consta ainda na ata, que o plano de trabalho da CPI das Fake News será, de início, a oitiva dos ex-assessores do vereador Moacir Camerini e também do parlamentar, para a apuração detalhada do material anexo do requerimento. Além disso, toda e qualquer diligência necessária ao esclarecimento dos fatos e toda e qualquer oitiva de qualquer pessoa que tenha alguma conexão com os fatos apurados.

A CPI terá o prazo de 120 (cento e vinte) dias, prorrogável por mais 60 (sessenta) dias, para conclusão dos seus trabalhos, a contar de 17 de maio de 2019, data de sua instalação.

Requerimento nº 24/2019 que pediu a abertura da CPI, foi  subscrito por 14 vereadores.A sessão da CPI será transmitida ao vivo pela TV Câmara Bento no canal 16 da NET, no Youtube, e facebook.

O trâmite e toda documentação anexa ao processo pode ser acessado aqui.




Deixe uma resposta

hasiltogel.xyz