Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Posto CVV (Centro de Valorização da Vida) é inaugurado em Garibaldi
By Volben Propaganda On 20 fev, 2017 At 10:32 AM | Categorized As Educação e Cultura, Slider Inicial | With 0 Comments

Garibaldi conta com mais uma iniciativa em nome da saúde pública. Foi inaugurado no último sábado, dia 18, o posto CVV (Centro de Valorização da Vida) no município, onde 24 voluntários da região prestam atendimento emocional por telefone, pelo número 188, visando a prevenção do suicídio.

Para manter o posto no município, foi criado em julho de 2016 o Naviga (Núcleo de Apoio à Vida de Garibaldi), associação civil de natureza filantrópica, sem fins lucrativos. As fontes de recursos para a manutenção do núcleo são obtidas por meio de contribuições dos associados, promoções e eventos junto à comunidade, convênios com empresas e doações.

A presidente do Naviga, Cristina Pont Ferreira, comenta a importância de umatendimento afetuoso em um momento de afastamento entre as pessoas, com as facilidades das redes sociais. “O atendimento é sem pressa e sem intervenção, irrestrito e anônimo, focado na escuta. O diferencial é por se tratar de uma ajuda profissional com escuta amorosa, afetiva, mas sem julgamentos”, define.

João Régis da Silva, voluntário do CVV em Itapema (SC) e coordenador da Comissão Nacional de Expansão do CVV, reforçou que se conseguirmos melhorar um pouco a vida das pessoas, seja dos voluntários ou dos atendidos, o projeto já será um sucesso.

O prefeito Antonio Cettolin lembrou o momento em que a administração municipal foi procurada para conhecer o projeto. “Quem pensa em ajudar as pessoas, pensa na saúde e na vida, e foi assim que prontamente nos colocamos à disposição deste projeto. Em uma sociedade turbulenta, encontrar voluntários dispostos a ajudar pessoas tristes a voltar a sorrir, nos enche de orgulho”, afirmou o prefeito.

Também estiveram presentes na inauguração o coordenador do CVV de Garibaldi, Eduardo Debon, o coordenador do Grupo Executivo Nacional do Programa CVV e voluntário em Novo Hamburgo, Anildo Luiz Pereira Fernandes, Presidente da Câmara de Vereadores, André Busa, vereador Moisés Nékel e os secretários municipais da saúde, Simone Agostini de Moraes, e de Obras, Micael Carissimi.

Como funciona
A rede do CVV foi fundada em São Paulo em 1962, com o objetivo de oferecer serviço gratuito e voluntário de apoio emocional e prevenção do suicídio.

Ao ligar gratuitamente para o número 188, a pessoa é direcionada a algum dos centros do país, possivelmente fora do Estado, para reforçar o sigilo do atendimento.

O posto de Garibaldi está localizado junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Dados sobre suicídio
Mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, são 32 mortos diariamente, taxa superior à de vítimas de AIDS e de alguns tipos de câncer.

O Rio Grande do Sul lidera os registros no país, com 10,4 casos a cada 100 mil habitantes – é o dobro da média nacional. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que o número de mortes por suicídio ao ano irá dobrar até 2020, o que representa 1,5 milhão de pessoas e 2,4% de todas as mortes no mundo.

No Brasil, o suicídio entre pessoas de 15 a 29 anos, por exemplo, aumentou 20% nas últimas duas décadas. Segundo o Ministério da Saúde, o número é resultado da falta de prevenção, o que poderia ter poupado pelo menos 87,5% deste índice.

 

Fonte e fotos: PMG

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


%d blogueiros gostam disto: