Turismo – 4ª edição do Trem dos Vales tem passeios em sextas-feiras e em feriados nos meses de setembro e outubro

Trem dos Vales (edição 2022) – A quarta edição do Trem dos Vales começou no dia 6 de agosto e, neste ano, um dos diferenciais, além dos passeios no fim de semana, são as viagens especiais em feriados e em três sextas-feiras. 

Os passeios ocorrerão nos feriados de 7 e 20 de setembro e 12 de outubro e nas sextas-feiras dos dias 9 e 30 de setembro e 7 de outubro.

“Neste ano disponibilizamos mais opções além dos fins de semana para que os diferentes públicos consigam fazer o roteiro do Trem dos Vales e para que os grupos venham e aproveitem o fim de semana completo na região”, afirma o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana. “Além disso, os feriados trazem uma opção extra para o público se programar”.

Em três fins de semana que somaram 12 passeios, o Trem dos Vales já recebeu 7,2 mil passageiros. As primeiras viagens foram de muita animação e magia sobre os trilhos da Ferrovia do Trigo, que receberam turistas de várias regiões do Estado e de fora, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amapá, Distrito Federal e Goiás, e até de outros países, como Alemanha e México. 

Neste ano são 60 passeios que iniciaram no mês de agosto e encerram em outubro. O roteiro pela Ferrovia do Trigo percorre os municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, no Rio Grande do Sul.

Os passeios têm duração de 2 horas e 30 minutos e apresenta aos turistas 23 túneis e 15 viadutos. Neste os roteiros ocorrem em dois formatos: um com saída de Guaporé – Muçum, às 9h, e o outro de Muçum –  Guaporé, às 14h. 

O Trem dos Vales percorre 46 quilômetros e o trajeto é realizado com uma locomotiva a diesel elétrica – modelo G-12, com 12 vagões (ou carros de passageiros) e três vagões de formação histórica, todos restaurados e preservados, muitos deles, originais das décadas de 1920 e 1930, oriundos de diversas partes do Brasil e do exterior. 

O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), apoio e cooperação da Rumo Logística.

Os bilhetes para a edição deste ano estão à venda no site www.tremdosvales.com.br ou pelo telefone/whats (47) 3307-9977.

Créditos fotos:
Foto 1,2 e 3_Crédito_Kadu Bernardi