Escola Lóris Pasquali Reali participa do projeto “Cidades Turísticas do Brasil”

49

A Escola Estadual de Ensino Médio Professor Júlio Grau, de Porto Alegre realiza, anualmente, gincanas culturais educativas e neste ano o tema foi turismo. Bento Gonçalves foi umas das cidades escolhidas, por uma de turma terceiro ano de ensino médio, para participar do evento.

A Secretaria de Educação (Smed), em parceria com a Secretaria de Turismo (Semtur), encaminhou para a escola da Capital materiais de pesquisa sobre a história, cultura e turismo de Bento Gonçalves. Este trabalho foi acompanhado pelo Setor Pedagógico da SMED durante o mês de agosto. “Os alunos de Porto Alegre, encantados com Bento Gonçalves, fizeram um convite para que a SMED levasse uma representação cultural ao evento e foi desta forma que realizamos este intercâmbio entre os municípios”, explica a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques.

Para tanto, a Secretaria de Educação convidou os alunos da Escola Municipal Lóris Reali, pelo trabalho que realiza em prol da cultura italiana – com a banda marcial, danças típicas e por possuir em seu currículo aulas de italiano –, e por estar localizada no Vale dos Vinhedos, conhecido pelo seu potencial turístico.

Na oportunidade, os alunos representaram a cultura através de apresentações com a dança da Tarantela, usando trajes típicos e canções da cultura italiana e foram agraciados com uma encenação da chegada dos primeiros imigrantes italianos à região.

Os alunos foram acompanhados pela diretora da Escola Sandra Silveira, pela orientadora educacional Renata Dalla Corte e pelo maestro da Banda Jeferson Trivilin. A secretária de Educação Iraci Vasques, a supervisora Pedagógica Graciela Tramontina Poletto e a coordenadora de Projetos da Secretaria de Turismo Isamara Buhl também acompanharam o evento.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação




Deixe uma resposta