Trem dos Vales inicia atividades em agosto

Serão oito passeios em dois finais de semana entre os municípios de Guaporé e Muçum.

Na tarde desta quarta-feira, dia 29, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) realizou o lançamento do Trem dos Vales, em Muçum. O projeto idealizado há 20 anos sairá do papel em agosto, quando inicia sua operação com viagens pela Ferrovia do Trigo, entre os municípios de Guaporé e Muçum, passando Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados.

O primeiro passeio está marcado para 31 de agosto, quando serão realizadas duas viagens de cerca de 46 quilômetros cada. Neste ano, serão oito passeios (leia abaixo). A duração do percurso é de 2h30min. As saídas de Guaporé estão previstas para às 9h. Em Muçum, será às 14h. Em cada viagem tem capacidade para 457 passageiros.

O custo das passagens será de R$ 95 e haverá venda on-line pelo site da Amturvales (www.amturvales.com.br) e da Ihtur Operadora (ihtur.com.br) . Os pontos de venda físicos serão divulgados em breve. A compra poderá ser efetuada em dinheiro e no cartão de crédito ou débito.

Para o coordenador do projeto, Rafael Fontana, o trem turístico vai incrementar significativamente o fluxo de turistas na região. “O Vale do Taquari tem estruturado diversos roteiros e atrativos turísticos que já recebem visitantes de diversas partes do sul do país.”

O lançamento contou com a presença de prefeitos da região, com representantes das parceiras do projeto, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo, que ressaltaram o potencial turístico da região e também parabenizaram a união em prol do projeto.

É um passo importante para a região que avança para implementar um passeio definitivo, no trajeto entre Estrela e Guaporé, passando por Colinas, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados, possibilitando que os turistas contemplem as belezas naturais da região, bem como a arquitetura e cultura da colonização alemã e italiana.

O Trem dos Vales abre espaço para novas atividades comerciais, como artesanato, produtos hortifrutigranjeiros, de agroindústrias e de prestação de serviços, além de oportunizar a divulgação da cultura das comunidades envolvidas e a preservação da história da nossa gente, bem como potencializar o mercado do turismo na região.

Um dos objetivos é também captar investidores externos atraídos pela estrutura organizacional formada, mostrar para todos o senso de coletividade e associativismo em torno de projetos de desenvolvimento na região e fortalecer a economia regional, estimulando o empreendedor local a novos investimentos, realimentando o ciclo produtivo.

Além da entidade regional, da ABPF e da Rumo, o Trem dos Vales tem a parceria das prefeituras de Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa.

Datas dos passeios
31 de agosto (sábado) – 2 passeios
01 de setembro (domingo) – 2 passeios
07 de setembro (sábado) – 2 passeios
08 de setembro (domingo) – 2 passeios

As vendas iniciam no dia 15 de junho on-line através dos sites:

Amturvales – https://amturvales.com.br
Ihtur Operadora – https://ihtur.com.br

Mais informações pelo telefone 51 3751-3777.




Deixe uma resposta

hasiltogel.xyz