News Bento – Unidade Básica de Saúde no Bairro São João é inaugurada

397

Na tarde desta quarta-feira, 9, depois da visita técnica em homenagem ao centenário do Clube Esportivo, uma Unidade Básica de Saúde que irá beneficiar os moradores do bairro São João, Caminhos da Eulália e Vinhedos foi inaugurado, este localizado no Complexo Esportivo Montanha dos Vinhedos foi consolidado através de uma parceria entre o poder público e o Clube. 

“Todo morador do São João e arredores que antes era atendido pela Unidade Móvel, agora tem uma Unidade centrada no bairro, agora o cidadão pode buscar seu remédio aqui. Temos um espaço qualificado e a comunidade desta localidade passa a ter um laço ainda maior com o Clube Esportivo”, diz o secretário da pasta, Diogo Segabinazzi Siqueira. 

O Diretor do Ipurb, Vanderlei Mesquita ressaltou a importância de entregar o equipamento de saúde para comunidade. “Ver que a comunidade está presente, adotando este espaço nos da muito orgulho. E quando vejo a comunidade mobilizada para melhorar a qualidade de vida, buscando seus pleitos eu sinto alegria por participar de mais este momento de Bento Gonçalves”.

A utilização do espaço do Complexo Esportivo Montanha dos Vinhedos havia sido tratada desde o início das obras de melhoramento do parque esportivo, em virtude da Copa de 2014. O compartilhamento do espaço com atividades públicas era uma das contrapartidas para realização da mesma. A utilização do espaço se da com apoio da Fundação Esportivo, direção e Conselho deliberativo do Clube.

“Inicio pedindo uma salva de palmas, ouvir o presidente do bairro e olhar o semblante de alegria da comunidade que aqui está nos conforta, nos alegra, de ver o quão necessário é este espaço para estas pessoas. Como agentes públicos não estamos entregando somente um espaço novo, mas oferecendo qualidade de vida. Como é bom, e nos move de orgulho trabalhar em parceria. Incansável foi o Prefeito e sua equipe para buscar os recursos do legado da Copa. Se hoje esta Unidade está sendo entregue é pelo esforços de pessoas como eles”, salientou o presidente do Clube Esportivo, Anderson Zanella.

Representando a Câmara de Vereadores, o Vereador Jocelito Tonietto destacou o legado que a obra irá deixar para a região.” Quando meu filho tiver 08, 10 anos vou passar por vários lugares, por todas obras realizadas e mostrar para ele com emoção. Pois, me orgulho de estar fazendo parte deste momento. Quero deixar aqui meu recado, que nós da Câmara de Vereadores vamos estar sempre junto com senhor, Prefeito, fazendo obras, entregando espaços como este que serão um diferencial na vida destes cidadão. Pois, trabalhamos para Bento”, afirma. 

A necessidade de um local para atendimento dos moradores se dá pelo crescimento da região nos últimos anos, tanto por prédios já concluídos no aguardo dos moradores, quanto também por outros em construção. “É muito gratificante poder agradecer por mais esta conquista. A Unidade de Saúde é um pleito de mais de 10 anos da nossa comunidade, que hoje se concretiza porque temos pessoas que se importam com o cidadão. Não só a Unidade, mas o túnel que em breve irá iniciar a construção”, comemorou o presidente da Associação dos Moradores do bairro São João, Adair Sessi.

Na ocasião, juntamente com a integrante da Associação, Gertrude Penso, Sessi homenageou a moradora Salete Barth, que durante todo tempo que a Unidade Móvel de Saúde esteve no bairro auxiliou abrindo salão, recebendo moradores e servidores. 

Desde o mês de abril, pacientes encaminhados pela Central de Fisioterapia estão sendo atendidos nas dependências do Complexo Esportivo Montanha dos Vinhedos. A estrutura da Unidade Básica de Saúde tem uma área construída de 124 m², composta por recepção, farmácia, consultório médico, consultório de enfermagem, sala de espera, sala de esterilização e expurgo, banheiros para usuários e cozinha. No local atuarão um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um auxiliar administrativo, por dois turnos semanais, segunda-feira de manhã e quinta-feira à tarde. As atividades iniciam nesta quinta-feira, 10 de outubro.

A Unidade é o nono espaço de saúde inaugurado pela administração Municipal desde 2013. Foram entregues para população a Unidade de Pronto Atendimento 24h, no bairro Botafogo, PA 24h Zona Norte, UBSs Cohab, Fenavinho, ESFs Ouro Verde/Zatt, Vila Nova II, Conceição/ Tancredo e Eucaliptos/Vila Nova Erno Heuser. Também foi entregue o Raio X Digital, Laboratório de Patologia e Analises Clínicas e o Centro de Especialidades Odontológicas. Nos dados do IDESE divulgados na última semana o Município conquistou o primeiro lugar em saúde pública entre os Municípios acima de 100 mil habitantes. Além disso, o Município investe 21% em saúde pública, superando os 15% exigidos constitucionalmente.

“Este espaço é a concretização de uma parceria que deu muito certo. Uma união entre o poder público e o Clube Esportivo em prol da sociedade. Uma união para fazer o que há de melhor, saúde pública, educação de qualidade, garantindo emprego. Vamos valorizar o que temos de bom, e se eu puder pedir algo para vocês nestes 129 anos de Bento Gonçalves é que a gente aplauda mais. Os senhores estão construindo uma cidade maravilhosa, forte e pujante. Vamos garantir que as próximas gerações tenham tanto ou mais do que temos hoje”, finaliza o prefeito Guilherme Pasin.

Na oportunidade foi apresentada a nova ambulância para transporte de pacientes adquirida com emenda do ex-Deputado Ronaldo Nogueira. 

Estiveram presentes o Vice-prefeito, Aido José Bertuol, vereadores Edson Biasi, Sidinei da Silva, Valdemir Marini, Gilmar Pessutto, Elvio de Lima, secretários Municipais, direção do Esportivo e comunidade. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: JCidades – BENINI




Deixe uma resposta