Aluno do Senac Bento Gonçalves se prepara para representar o Estado em competição nacional

654

Chrystian Paiva, 20 anos, ingressou no curso de Garçom do Senac Bento Gonçalves em 2017, sem nem imaginar que isso poderia levá-lo a um torneio de educação profissional denominado Competições Senac. A disputa, organizada pela instituição, é composta por etapas escolares, pela etapa regional que reúne os melhores do Estado e pela nacional, a qual seleciona quem representará o Brasil na WorldSkills – maior competição de educação profissional do mundo, em diferentes profissões.

Na semana passada, Chrystian ficou em 2° lugar na etapa regional das Competições, na ocupação Serviços de Restaurante (voltada para alunos do curso de Garçom). Agora, ele treinará com o 1° colocado, o aluno Richard Bertolino (Senac Comunidade-POA), sendo que ambos disputarão um desempate no primeiro semestre de 2020. Tudo isso para decidir quem ficará com a vaga do Rio Grande do Sul para representar o Estado na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, no Espírito Santo, também no próximo ano.

“Não imaginava que poderia participar de uma competição quando me falaram dessa possibilidade. Por um tempo, deixei a ideia porque tinha que trabalhar, mas com o apoio do Senac de Bento decidi retornar e agora, com essa colocação na etapa regional, vou dar o meu melhor e buscar a vaga para representar o Estado”, coloca o bento-gonçalvense.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional:

A competição é composta de etapas seletivas escolar e regional, sendo que os vencedores da etapa regional de cada estado encontram-se na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. Atualmente, o Senac-RS participa nas seguintes ocupações: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar e Serviços de Restaurante. Apenas um aluno de cada ocupação é escolhido, na etapa nacional, para representar o Brasil na WorldSkills.

Já a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos, em um país diferente, e reúne competidores de mais de 70 países. O evento é organizado pela WorldSkills International e tem como objetivo mostrar, inspirar e incentivar jovens no mundo todo em relação às mais de 51 ocupações que participam das disputas. A competição internacional reúne competidores qualificados que trocam experiências de suas areias. São os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais.Mais informações pelo site www.senacrs.com.br/competicoes.

Competições Senac de Educação Profissional | Resultado Etapa regional

1° lugar: Richard Bertolino – Senac Comunidade

2° lugar: Crysthian Paiva – Senac Bento Gonçalves

3° lugar: Marlos da Rocha Freitas e Clarice Soares dos Santos (empate técnico) – FSPOA

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 72 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade e, em 2018, celebrou o reconhecimento Melhores em Gestão, concedido pelo PNQ.




%d blogueiros gostam disto: