Bento – Mais um curso de gastronomia beneficia mulheres do interior.

39

Treze mulheres de São Valentim, distrito de Tuiuty, receberam o curso “Massas Frescas e Recheadas” nesta semana. A capacitação é ofertada pela Secretaria de Agricultura, por meio do Programa Municipal de Qualificação do Meio Rural, em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STRBG), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Emater-RS/Ascar.

O curso, ministrado pela extensionista Social da Emater, Maria de Lourdes Pancotte, encerrou nesta quarta-feira, 18, em uma confraternização marcada por almoço produzido pelas participantes. As mulheres realizaram uma revisão com a cartilha de receitas e receberam o certificado de participação.

As moradoras apreenderam as boas práticas de fabricação e novas técnicas de elaboração de massas frescas como: espaguete, talharin, penne, nhoque, molhos (tomate seco, ao pesto, funghi, carbonara, brócolis com calabresa, ao sugo com manjericão e bolonhesa) e massas recheadas como: lasanhas vegetariana, bolonhesa e de frango, canelone, rondeli, ravioli e tortei.

“Só podemos elogiar as participantes pela disponibilidade e pela disposição de participar de mais um aprimoramento. Além de terem aprendido, passaram momentos de confraternização e diversão com as vizinhas. Parabenizo a todas as participantes e agradeço aos parceiros por mais este curso”, salientou o chefe de escritório da Emater em Bento Gonçalves, Thompson Didoné.

O presidente do STRBG, Cedenir Postal, parabenizou as participantes e agradeceu as parceirias. “Nós como entidade, somos uma ferramenta de luta para os agricultores e na busca de mais direitos. Somos parceiros na manutenção destes cursos de qualificação e contamos com o empenho da Emater e da Secretaria da Agricultura para promover estas qualificações”.

“Deu pra aprender bastante coisa. Até uma coisa que todo mundo estava em dúvida e que nós aprendemos, quase valeu o curso, foi distinguir o tominho do orégano”, brincou Cladis Teresinha Rohden, uma das participantes. “Aprendemos receitas de lasanhas, de massas, tudo muito criativo, foi muito válido para todas nós”, acrescentou.

Esta é a décima nona qualificação do ano oferecida pela pasta voltada para moradores do interior. “A Administração Municipal vem incentivando e investindo nos moradores dos Distritos, em cursos de capacitação para que eles tenham mais alternativas de renda, bem como aprimoramento em sua alimentação. A Secretaria da Agricultura, junto com as entidades parceiras apoiam que mais agricultores façam parte dessa atividade, que contribuirá no aumento da renda nas propriedades rurais, favorecendo a permanência daquela população”, afirmou o secretário da pasta, Dorval Brandelli.

Para receber os cursos, as comunidades interessadas precisam organizar uma turma de pelo menos 12 pessoas e solicitar a qualificação à pasta.

Rosane Munari Cristofoli, que já produz doces para vender, destacou que a experiência acrescentou muito no seu aprendizado. “Este foi o meu primeiro curso e eu adorei. Recebi muitas dicas que levarei para a vida”, disse.

Participam da qualificação: Adriana Drachemberg, Cladis Teresinha Rohden, Clarice Busa, Claudiana de Fátima Vieira Possamai, Eda Maria Marin Oselame, Irma M. Roman, Mairi Bortolini Manfroi, Neiva M. Roman, Rosane Munari Cristofoli, Silvia Sartor Orsatto, Sirlei Maria Giovanella Pertile, Vanilse Aparecida Stuchi Possamai e Velsi Frare Galvan.

Também estiveram presentes no encerramento servidores da pasta.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Franciele Gonçalves




Deixe uma resposta