CDL-BG comemora 50 anos com livro que conta história do comércio bento-gonçalvense

25

Obra produzida pela jornalista Paula Valduga retrata os principais fatos que marcaram a história da entidade e do varejo bento-gonçalvense. Lançamento está previsto para o mês de agosto

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves comemora seus 50 anos de atuação compartilhando com a comunidade um verdadeiro presente: um livro que conta a história do comércio local, homenageando os empreendedores que ajudaram a construir um dos segmentos mais representativos para a economia do município.

Além desse valioso resgate documental, as mais de 250 páginas da obra narram desde o surgimento da entidade até seus dias atuais, resgatando os principais fatos dos mandatos de todos os 27 presidentes da CDL e a trajetória de diversas lojas icônicas para a cidade. Redigido e produzido pela jornalista bento-gonçalvense Paula Valduga, o material será lançado no mês de aniversário da entidade, fundada em agosto de 1969.

O trabalho iniciou ainda em 2018 – totalizando um ano de produção até a data do lançamento. “O livro mistura a história da entidade com a do comércio de Bento Gonçalves, pois o desenvolvimento de ambos aconteceu unido, um ajuda o outro a crescer. Dessa forma, acreditamos que ele se integra também à vida de grande parte dos moradores locais, já que comprar no comércio faz parte do dia a dia das pessoas” destaca a jornalista.

Uma equipe de curadoria também participou da seleção de estabelecimentos comerciais e contribuiu com relatos e indicações para comporem a obra. Boa parte das informações apresentadas no livro foram obtidas por meio de entrevistas com ex-presidentes e lojistas. Já são mais de 60 pessoas ouvidas e quase 30 horas de gravação. Há também pesquisa bibliográfica, principalmente porque alguns dos ex-presidentes já faleceram. “O foco é ouvir e contar histórias que marcaram a trajetória da entidade e do comércio, entrevistando pessoas e oferecendo aos leitores relatos emocionantes”, completa Paula.

Para ela, fazer parte e contar a história de uma entidade tão representativa para Bento Gonçalves é motivo de satisfação tanto profissional quanto pessoal. “Escrever esse livro, para mim, como jornalista, é uma oportunidade especial na minha carreira e uma grande responsabilidade. Ouvindo ex-presidentes, aprendi muito sobre o quanto uma entidade pode fazer pelo segmento em que atua e tenho um grande respeito pela trajetória de 50 anos da CDL. Só tenho a agradecer a confiança que a diretoria da entidade teve em mim”, reitera.

O sentimento é compartilhado pelo atual presidente da CDL-BG, Marcos Carbone, um dos mentores do projeto do livro. “A história da CDL evidencia, acima de tudo, a importância do comércio local para o desenvolvimento de Bento Gonçalves. Buscando sempre fortalecer o setor, a entidade é um elo fundamental entre a comunidade e o varejo, possibilitando o crescimento de todos. Fazer parte dessa trajetória – e presidir a entidade nesse ano tão marcante – é um orgulho imenso. Reverenciar todos os personagens que marcaram essa história será a função primordial desse livro que iremos lançar”, reforça.

Legenda: Jornalista Paula Valduga. Crédito: Arquivo Pessoal




Deixe uma resposta