Censo vacinal da Febre Amarela neste sábado, no interior de Garibaldi

15

Entre 2008 e 2009, o Rio Grande do Sul declarou emergência em saúde pública por Febre Amarela, registrando 21 casos da doença com 9 óbitos. Todas as vítimas eram residentes em área rural e não vacinadas.

Desde 2017, o país tem passado pelo maior surto da doença na história recente, com 418 óbitos em 2018 e 14 óbitos em 2019, sendo um deles em Santa Catarina.

Diante deste cenário, o Estado tem adotado várias medidas preventivas à doença e entre elas está a identificação de pessoas não vacinadas que residem em área rural e imunizá-las conforme calendário de vacinação.

Esta medida considera ideal a aplicação da dose antes do período de maior incidência da Febre Amarela, que são os meses de verão.

Para tanto, a Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio da Secretaria da Saúde, disponibilizará equipes volantes de vacinação que percorrerão o interior do município neste sábado, dia 13.

O objetivo é verificar a situação vacinal dos moradores das áreas rurais e atualizar caderneta, se necessário. A população-alvo da campanha são todos os indivíduos de 9 meses a 59 anos de idade que não tenham recebido nenhuma dose de vacina contra a Febre Amarela. É indispensável comparecer com a caderneta de vacinação.

Roteiro de vacinação:

Equipe 1:
Posto de Saúde São Roque – das 8h às 10h
Posto de Saúde Marcorama – das 10h às 12h

Equipe 2:
Posto de Saúde Costa Real – das 8h às 10h (para as comunidades de São José de Costa Real, Linha Anunciata e Presidente Soares)

Equipe 3:
Salão Comunitário do Borghetto – das 8h às 9h30 (para as comunidades do Borghetto, Linha Baú e Garibaldina)
Salão Comunitário de São Gabriel – das 10h às 12h (para as comunidades de São Gabriel e Marcílio Dias)

Equipe 4:
Salão Comunitário de São Miguel – das 8h às 9h30
Salão Comunitário de Santo Alexandre – das 10h às 12h (para as comunidades Santo Alexandre e São Jorge)

Equipe 5:
Salão Comunitário de São Gotardo – das 8h às 9h30 (para as comunidades de São Gotardo, São Pantaleão e Linha Camargo)
Salão Comunitário de Linha Araújo e Souza – das 10h às 12h (para as comunidades de Linha Araújo e Souza, Santo Antônio do Araripe e São Luiz do Araripe)




Deixe uma resposta