Categorias

CRAS III promove atividades voltadas ao público feminino.

7
Dando sequencia a programação do Mês da Mulher, nesta quinta-feira, 22, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) III promove uma roda de conversa sobre violência contra a mulher com as crianças, adolescentes e profissionais do SFCV/Ceacri SEST /SENAT.

Durante o mês, diversas atividades também foram realizadas. Na última sexta-feira, 16, o Centro desenvolveu uma oficina com a temática “Mulheres e o mundo do trabalho” voltada ao fortalecimento da autonomia e promoção da inserção no mundo do trabalho. A ação contou com a parceria da Escola Municipal Princesa Isabel e do Programa ACESSUAS Trabalho, e promoveu a confecção de currículos, orientações sobre o preparo necessário para entrevistas de emprego e inscrições em cursos ofertados pelo Ministério da Educação.

“É importante refletir sobre as diferentes formas de busca de autonomia das mulheres. O trabalho formal é uma delas, além de outras alternativas comunitárias que podem ser pensadas para geração de renda, as quais auxiliam na diminuição da vulnerabilidade e dependência econômica, o que na maioria das vezes está associada aos casos de violência doméstica e intrafamiliar”, salienta a coordenadora do CRAS III, Marlise Dobner.

No último dia 8, com o objetivo da valorização da autoestima e o cuidado de si, promoveu uma ação com um grupo de mulheres, onde foram oferecidos às participantes, café da tarde, serviço de beleza gratuito, como cortes de cabelo, manicure e maquiagem, e distribuídos material informativo sobre a rede de apoio às mulheres no município.

“Historicamente, fora atribuído às mulheres a tarefa do cuidado, mas do cuidado com o outro. Ademais, o contexto vivido pela mulher na sociedade, a partir da inserção em duplas e triplas jornadas de trabalho, a responsabilização pelos cuidados familiares, com os filhos e com o trabalho doméstico, tem corroborado para a renúncia do cuidado de si. No que tange ao fortalecimento de redes colaborativas, é importante que isso não se restrinja à esfera individual, mas que tenha um alcance coletivo. Assim, esta é uma tarefa comunitária, de forma que as mulheres sejam protagonistas no apoio e cuidados umas com as outras”, ressalta Marlise.

Confira a programação das próximas atividades:

24/03- Através da ação conjunta CRAS III e UBS Eucaliptos “Atenção à saúde da mulher”, será oferecido á comunidade informações sobre exames em conjunto com a Rede de Saúde (fazer agendamento antecipado para exames citopatológico, mamografia e testes rápidos). Serão realizadas orientações sobre os atendimentos no CRAS III e sobre a rede de apoio á mulher. Aberto á comunidade.

27/03- Através da ação conjunta CRAS III e UBS Barracão “Atenção à saúde da mulher”, será oferecido á comunidade informações sobre exames em conjunto com a Rede de Saúde (fazer agendamento antecipado para exames citopatológico, mamografia e testes rápidos). Serão realizadas orientações sobre os atendimentos no CRAS III e sobre a rede de apoio á mulher. Aberto á comunidade.

29/03- CRAS III e SFCV/Ceacri Programa AABB Comunidade promoverão uma roda de conversa sobre a temática da violência contra a mulher, com as crianças e profissionais do serviço.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/ CRAS III




Deixe uma resposta