Categorias

EMEM Alfredo Aveline recebe apresentação da Orquestra de Câmara

277

O Ginásio de Esportes foi o cenário onde abrigou mais de 500 alunos, do Jardim A ao terceiro ano do Ensino Médio, da EMEM Alfredo Aveline que assistiram à apresentação da Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves. Integrando o projeto Bento in Concert, a Orquestra irá realizar mais duas apresentações, sendo a próxima na EMEF Tancredo Neves e na EMEF Santa Helena.

Dessa forma, as exibições visam fomentar a audição e a prática da música instrumental, disseminando esse gênero musical e promovendo o meio escolar o conhecimento e a importância da Música para a formação do capital cultural do ser humano.  

O maestro Gilberto Salvagni destaca que a importância destas ações, de descentralizar, tem dois aspectos importantes: de formação de platéia e de levar o conhecimento musical para todas as idades. “É imperativo ir de encontro à classe docente e dicente, de mostrar que existe esse tipo de música que está sendo feita na cidade, que está ao alcance delas, de quebrar essa idéia de distanciamento que, de alguma certa forma, está no senso comum. A segunda é incentivar eles a tocarem um instrumento, que eles podem fazer parte da orquestra”, afirma Salvagni.

O diretor do educandário, Márcio Pilotti, destacou que “a música é tudo. Ela faz parte do processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos. Ela contribui para o desenvolvimento cognitivo e intelectual e nada melhor que de ser introduzido a esse belíssimo mundo de forma tão próxima com a Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves, com essa qualidade técnica e sonora de profundo lirismo”.

A presidente do Grêmio Estudantil, Maessa Bellé Grando, do segundo ano do Ensino Médio, destacou que a apresentação “foi um grande presente para nós. Vivenciamos uma profunda conexão com a cultura, com a arte, que sempre desperta emoções boas”.

O repertório, adaptado da noite de estréia, teve Wolfang Amadeus Mozart, Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Ennio Morricone, Gustav Holst e Leory Anderson. O maestro Gilberto Salvagni introduzia cada música falando um pouco de sua história, bem como, apresentava os integrantes e os instrumentos que tocam. Também foi o primeiro espetáculo da nova integrante Auxiliadora Suéllen Dias da Fonseca, que toca clarinete, com a Orquestra.

O projeto Bento in Concert é uma realização da Fundação Casa das Artes por meio do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Cultura e da Lei de Incentivo a Cultura, com o patrocínio do Banco Sicoob Meridional.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon

Orquestra de Câmara na EMEM Alfredo Aveline



Deixe uma resposta