Festejos Farroupilhas 2019 de Bento Gonçalves lança sua programação

55

Com a presença de patrões, patroas, peões e prendas, na noite de 15 de junho foi lançada, na ABCTG, a programação dos Festejos Farroupilhas 2019 do município que ocorrem de 7 a 29 de setembro e compreende atividades como peças teatrais, oficinas, encontro de gaiteiros, invernadas, tertúlia, jogos campeiros, bailes, shows, entre outras atrações.

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressaltou que “Bento Gonçalves tem o orgulho de comemorar não uma Semana Farroupilha, mas, sim, um Mês Farroupilha como a programação contempla. É preciso valorizar e fortalecer os valores tradicionalistas junto à comunidade os ideiais de liberdade e igualdade que forma a identidade do povo gaúcho”.

O presidente da Associação Bento-Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha, Adiles Rodrigues de Freitas, salientou que “a chama viva do Tradicionalismo Gaúcho vive na nossa comunidade, pois temos peões e prendas que diariamente o vivenciam. Seja pela dança, pelas declamações, pela indumentária, pelo conhecimento histórico, a programação que por ora lançamos foi feita para todos. A ABCTG se orgulha de uma difusora destes sentimentos que nos orgulha tanto”.

Neste ano, o evento tem como tradicionalista homenageado Omair Trindade. Historiador, ator, compositor, homem do rádio, televisão e cinema, Trindade foi coordenador e conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho e foi jurado na Califórnia da Canção e apresentador de Encontros de acordeonistas e gaiteiros do Sul do Brasil, além do programa Chasque da RBS TV, UCS TV, Futura e Terra.

Em sua trajetória, recebeu a outorga da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves com a medalha Mérito Cultural, Oscar Bertholdo e, em 2011, recebeu a premiação Vitor Matheus Teixeira da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.  Também foi Cavaleiro da Paz percorrendo a cavalo o Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia e grande parte do Brasil e integrou a comissão de recepção ao Papa João Paulo II.

Trindade destacou que a emoção de receber a homenagem é muito grande: “Ser um representante das comemorações alusivas ao 20 de Setembro é estar presente junto àqueles que me precederam e deram continuidade aos valores que a Revolução Farroupilha nos legou. Sou uma extensão e representante desta cultura formadora do nosso povo gaúcho”.

Os Festejos Farroupilhas 2019 é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria da Cultura e da Associação Bento-Gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG).

“Vida e obra de Paixão Cortês”

Os Festejos Farroupilhas deste ano homenageiam a “Vida e obra de Paixão Côrtes”. Natural de Santana do Livramento, o compositor, folclorista, radialista e pesquisador da cultura gaúcha João Carlos D’ávila Paixão Côrtes resgatou a cultura gaúcha e os símbolos do gauchismo, como a Chama Crioula, o Desfile dos Cavalarianos, a Ronda Crioula, e o primeiro Centro de Tradições Gaúchas, criado em 1948 com o nome de 35, por Côrtes, Barbosa Lessa, Glauco Saraiva e Hélio José Moro. Faleceu em 27 de agosto de 2018.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon




Deixe uma resposta