Fogo Simbólico da Pátria já está em Garibaldi

279

Garibaldi recebeu a centelha do Fogo Simbólico da Pátria nesta quinta-feira, dia 22. Na 82a edição da Corrida do Fogo, a Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul (LDN/RS) trouxe a chama à Corporação de Bombeiros Voluntários, onde permanecerá durante a Semana da Pátria.

Representando a LDN, os tenentes Paulo Pretto e David Lima destacaram na solenidade a importância do amor à Pátria e respeito aos símbolos nacionais. Neste ano, o tema nacional a ser homenageado na Semana da Pátria é a Bandeira do Brasil. “Onde formos, somos reconhecidos pela nossa bandeira, temos que ter respeito por ela”, afirmaram.

A secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies, lembrou que a vinda da chama simbólica reforça a importância dos símbolos no exercício da cidadania. A Corrida do Fogo Simbólico percorre 200 municípios do Estado, conforme a solicitação das prefeituras.

Na oportunidade, a atleta moradora de Garibaldi Juraci Moro recebeu uma medalha da LDN, por fortalecer o civismo e o patriotismo. Como atleta veterana, Juraci tem os recordes brasileiros em arremesso de peso, lançamento de martelo e de martelete. Foi campeã mundial de arremesso de peso em 2013 e vice-campeã no lançamento de martelo, contabilizando mais de 5 mil medalhas.

O evento contou ainda com a apresentação artística da banda da EMEF Visconde de Cairu, atividade que integra as ações de musicalização nas escolas garibaldenses.

Bandeira do Brasil

Os integrantes da LDN explicaram que, antes dos significados da bandeira do Brasil conhecidos atualmente, os símbolos eram outros: o verde era a cor da casa de Bragança (família de Dom Pedro I) e o amarelo a cor da casa de Habsburgo-Lorena (de D. Leopoldina).

A atual versão da bandeira brasileira data de 1889 e foi inspirada na bandeira do império. O verde passou a simbolizar as matas, o amarelo as riquezas e o azul os céus e rios.

A frase Ordem e Progresso é inspirada no positivismo e as estrelas representam os estados brasileiros e o Distrito Federal. “A maioria das pessoas pensa que a estrela acima da faixa branca é a capital, mas na verdade é o estado do Pará, por ser o maior território próximo ao eixo do Equador na época”, informou o tenente Lima.

Semana da Pátria

As sessões cívicas no município serão realizadas em frente ao Centro Administrativo Municipal, entre os dias 2 e 6 de setembro, às 8h e 17h. Confira a programação:

02/09 – segunda-feira

8h – Entoação do Hino Nacional

Apresentação: Projeto Crescendo com a Música – EMEF Attílio Tosin

17h – Apresentação: CTG Sentinela da Serra

Entoação do Hino Nacional

03/09 – terça-feira

8h – Entoação do Hino Nacional

Apresentações: EMEF Pedro Cattani, EMEF Visconde de Cairu e Colégio Sagrado Coração de Jesus

17h – Apresentações: Centro Social e Cultural São José e Colégio Sagrado Coração de Jesus

Entoação do Hino Nacional

04/09 – quarta-feira

8h – Entoação do Hino Nacional

Apresentação: EEEM Dante Grossi

17h – Apresentação: Grupo de Canto Vivere Bene

Entoação do Hino Nacional

05/09 – quinta-feira

8h – Entoação do Hino Nacional

Apresentações: EMEF Valentin Tramontina e EMEF Madre Felicidade

17h – Apresentações: Grupo de Danças Vivere Bene e Grupo de Cantoria Stella D’Itália

Entoação do Hino Nacional

06/09 – sexta-feira

8h – Entoação do Hino Nacional

Apresentação: Projeto Crescendo com a Dança – EEEF Armando Peterlongo

17h – Apresentações: FATI (Faculdade Aberta da Terceira Idade da Fisul) e Vocal da Liga Feminina de Combate ao Câncer

Entoação do Hino Nacional

No sábado, dia 7 de setembro, às 8h haverá o hasteamento dos Pavilhões Nacional, Estadual, Municipal e entoação do Hino Nacional no palanque oficial a ser instalado na avenida Rio Branco, próximo ao Banco do Brasil.

O Desfile Cívico terá início às 8h15, nas proximidades da fruteira Tutto Per Mangiare, em direção à Loja Certel, na rua Buarque de Macedo. Em caso de mau tempo, o desfile será transferido para o domingo seguinte, dia 8. Persistindo, será cancelado.
Crédito das fotos: Priscila Pilletti




%d blogueiros gostam disto: