Formada a 1ª Guarda Civil de Bento Gonçalves

116

Na próxima semana os 18 agentes iniciam o estágio operacional

Uma das principais bandeiras da Administração Municipal, a Segurança Pública concretizou neste sábado, dia 27, mais uma etapa de um projeto que beneficia a população de Bento Gonçalves, a formação da primeira turma da Guarda Civil.  Na próxima semana, os 18 agentes iniciam nas ruas o estágio operacional de 30 a 45 dias.

Com o convênio do Programa SIM, assinado com a Secretaria de Segurança do Estado, Bento foi o primeiro Município, cuja formação da Guarda Civil foi realizada através da Brigada Militar. Às 776 horas/aula foram ministradas por instrutores capacitados, oficiais da Brigada Militar, Delegados de Polícia, e Agentes de segurança de outras instituições. Entre as abordagens da formação estão condicionamento físico, aulas de direito, sociologia da violência, intervenção em ocorrências, abordagens e aulas práticas de tiro.

“Temos certeza que estamos entregando ao Município um grupo qualificado e preparado para atuar junto à comunidade. A formação foi realizada com a melhor equipe técnica que se pode oferecer”, salienta o coordenador do curso e comandante da Companhia de Policiamento do 3º BPAT- Capitão Rogério Schuh dos Santos.

O curso de formação iniciou no mês de março e os encontros foram realizados na sede do Serviço Social do Transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat).

Durante a solenidade o futuro secretário de Segurança, capitão Diego Caetano de Souza salientou, “Hoje é dia de saudação, dia de comemoração, pois a cidade de Bento Gonçalves ganha um grande reforço. Reforço esse buscado e custeado pela Prefeitura, objetivando apresentar a sua comunidade uma alternativa de apoio à segurança local, auxiliando o Estado do Rio Grande do Sul”.

“A responsabilidade desses 18 agentes é muito grande, mas nós como sociedade também temos a missão de apoiar cada um deles. Eu tenho certeza que a Guarda Civil de Bento Gonçalves renderá bons frutos”, ressaltou o ex-secretário de Segurança, tenente-coronel, José Paulo Marinho.

Representando os formandos, o agente Cleber Meotti afirmou, “nossa missão é estar junto à comunidade, auxiliando-a no que for preciso, dentro de nossas competências. Nosso papel não é apenas autuar ou prender bandidos, como muitos falam, mas garantir o bem-estar social, juntamente com outros órgãos competentes. Devemos sempre lembrar que vidas estarão em nossas mãos todos os dias, e que a nossa própria vida estará em risco constantemente. Nossa missão é guardar, é cuidar, é proteger a vida, a nossa, da nossa instituição, das nossas famílias, da nossa comunidade”.

Na ocasião foram homenageadas autoridades que prestaram auxílio e apoio na Formação da primeira Guarda Civil Municipal.

“Este é um momento muito especial para Bento Gonçalves, que começa a contar a partir de agora não somente com a sua primeira turma de guardas civis municipais, mas também com 18 homens e mulheres que estão dispostos a nos auxiliar no processo de segurança pública. Processo esse muito pensado, muito trabalhado e com a parceria da Brigada Militar formado a partir de conceitos que garantem um trabalho unido e ladeado em prol da nossa comunidade”, enfatizou o prefeito Guilherme Pasin.

Participaram da cerimônia, o vice-prefeito Aido José Bertuol, representando o secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado, tenente-Coronel Otávio Polita Filho, chefe da Divisão de Ensino e Treinamento da Secretaria de Estado, delegada Ana Rita Loss, presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, representando o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra e o Comando da Brigada Militar, major Márcio Leandro Silva da Silva, capitão Diego Caetano de Souza, tenente-coronel José Paulo Iahnke Marinho, coordenador do curso da Guarda Civil e Comandante da Companhia de Policiamento do 3º BPAT- Capitão Rogério Schuh dos Santos, comandante do 6º Batalhão de Comunicações Nelson Marinho de Bastos Júnior, superintendente da Policia Rodoviária Federal Rômulo Gomes, comandante do 3º BPAT Capitã Helena Santana, subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves Capitão, Márcio Batista, vereadores, secretários, presidentes e representantes de entidades.




%d blogueiros gostam disto: