Garibaldi conta com 800 novas árvores.

550

Deixar uma Garibaldi cada vez mais verde para seus atuais e futuros moradores é uma das metas da Administração Municipal, por meio das ações da Secretaria de Meio Ambiente.

Neste ano, cerca de 800 árvores foram plantadas em diferentes pontos do município, criando novos espaços arborizados e substituindo antigos exemplares.

“Às vezes precisamos retirar algumas árvores que estão obstruindo o passeio público, encostando na fiação elétrica ou que já não têm mais vida útil”, explica o secretário Arnaldo Seganfredo. “Mas estamos sensibilizados para repor esses exemplares por outros mais adequados”, garante ele.

As mudas plantadas atendem ao Plano Municipal de Arborização Urbana, cerca de 550 de espécies nativas e 250 exóticas, entre elas a extremosa, acer, pitanga, araçá-amarelo, jerivá, goiaba-serrana, ipê-amarelo, guamirim, quaresmeira e guabiju.

O secretário afirma que a diversidade de espécies é importante biologicamente, para o ambiente criar uma resistência a pragas e adversidades climáticas.

A importância da arborização vai além da função paisagística e estética: proporciona áreas de sombra, protege contra ventos, neutraliza os efeitos da poluição atmosférica e atrai pássaros, auxiliando no equilíbrio do ecossistema.




%d blogueiros gostam disto: