Grupos de convivência da terceira idade retomam atividades.

55

Grupos de convivência da terceira idade retomam atividadesCom mais de 1,7 milhão de habitantes com mais de 60 anos, a terceira idade corresponde a cerca de 16% da população do Rio Grande do Sul, o maior percentual entre os estados brasileiros. O dado apontado no Diagnóstico da Situação da Pessoa Idosa no RS, divulgado pelo Governo do Estado no último ano, ainda revela que a população desta faixa etária cresceu 59% de 2001 a 2015.

De acordo com o levantamento, o envelhecimento da população brasileira ocorre em virtude das mudanças nas variáveis demográficas, como a redução dos níveis de fecundidade associada à queda da mortalidade.

A realidade populacional de Garibaldi se assemelha a do Estado: cerca de 13% dos garibaldenses são idosos, segundo dados do último Censo, realizado em 2010.

A partir desse processo de envelhecimento da população, há um aumento das demandas por políticas públicas e serviços direcionados aos idosos. Por isso, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social (SMHTAS), realiza uma série de ações voltadas a este público.

Semanalmente, são desenvolvidas diversas atividades no Centro de Convivência de Idosos (CCI), como as aulas de ginástica, grupo de canto/coral e, nas sextas-feiras, a oficina de costura, com o grupo de idosas “Mãos que Produzem para Doar”. Além disso, todas as quartas-feiras o grupo se encontra para dançar, jogar bingo, jogar cartas e conversar. Nesta quarta-feira, dia 6, o Grupo de Convivência de Idosos Giuseppe Garibaldi iniciará as suas atividades do ano no CCI.

A SMHTAS coordena mais seis grupos, que se reúnem regularmente em diferentes pontos do município, na área urbana e rural. No total, cerca de 600 pessoas participam das atividades. A Administração Municipal ainda apoia o Clube da Melhor Idade Vivere Bene.

Sáude
Para manter a saúde dos idosos sempre em dia, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, disponibiliza a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. A publicação conta com espaços para registros e acompanhamento sobre consultas, medicações, vacinas, sintomas, doenças e exames, entre outros itens. Publicada pelo Ministério da Saúde, a caderneta está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).




Deixe uma resposta